Blindados

Senado aprova doação de veículos blindados do Exército ao Uruguai

Serão doados dez veículos blindados M108 e 11 blindados de transporte de pessoal do modelo Urutu.

Agência Senado

Medida foi aprovada pelo Senado Federal
Medida foi aprovada pelo Senado Federal (Foto: Edilson Rodrigues / Agência Senado)

BRASÍLIA - O Plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (31), projeto que autoriza o governo brasileiro a doar ao Uruguai 21 viaturas blindadas que já não estão em uso pelo Exército brasileiro. A proposta (PL 3.212/2021), de autoria do Poder Executivo, segue para a sanção. 

Serão doados dez veículos blindados M108 e 11 blindados de transporte de pessoal do modelo Urutu. 

Os veículos serão entregues em seu estado atual de conservação e as despesas serão custeadas pelo Comando do Exército.

O governo estima que vai gastar R$ 20 mil para levar os blindados até o 7º Regimento de Cavalaria Mecanizado, em Santana do Livramento (RS), local de entrega para o Exército uruguaio. 

Relator no Senado, Vanderlan Cardoso (PSD-GO) apontou que os veículos são obsoletos em comparação com outras viaturas pertencentes ao Exército e que custa mais mantê-las do que doá-las.

“A manutenção representa uma deseconomia. É mais dispendioso manter as viaturas do que se desfazer delas”, apontou o senador.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.