Educa Mais Brasil

Revalida 2022: cartão de confirmação será divulgado dia 17 de junho

As provas da segunda etapa serão aplicadas nos dias 25 e 26 de junho.

Publipost / Educa Mais Brasil

O objetivo é confirmar o nível de conhecimento dos profissionais para determinar se estão aptos ao exercício profissional.
O objetivo é confirmar o nível de conhecimento dos profissionais para determinar se estão aptos ao exercício profissional. (Foto: Divulgação / Educa Mais Brasil)

BRASIL - O cartão de confirmação da segunda etapa das provas do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida) deve ser divulgado no próximo dia 17 de junho, segundo o cronograma do exame. Já as provas estão marcadas para serem aplicadas nos dias 25 e 26 de junho.

A segunda etapa do Revalida consiste em testes práticos que irão acontecer nas cidades onde recebem a aplicação do exame. O objetivo é confirmar o nível de conhecimento dos profissionais para determinar se estão aptos ao exercício profissional.

Esta fase é quando os profissionais irão ter suas competências avaliadas por meio do Exame de Habilidades Clínicas e provas práticas, conforme as edições anteriores. Durante os dois dias de avaliação da 2ª etapa do Revalida, os profissionais passarão por uma série de dez estações, onde os médicos realizam atividades de áreas específicas, abordando cinco campos da medicina, como: clínica médica, cirúrgica, obstetrícia, ginecologia, pediatria e também medicina da família e comunidade.

Revalida é a forma que os graduados em medicina em universidades estrangeiras buscam autorização para atuar em solo brasileiro exercendo sua profissão de forma regular. Todo processo avaliativo é presencial e supervisionado por chefes da estação, que além de assegurar as condições adequadas para realização das tarefas. Há expectativas de mudanças neste processo, para os próximos anos, quando será possível que essa fase ocorra de forma remota, onde os avaliadores conferem as imagens registradas nas estações e avaliam de acordo com o PEP – Padrão Esperado de Procedimentos.

Cronograma 2ª etapa Revalida 

Conforme edital n.º 35, de 4 de maio de 2022 publicado no Diário Oficial da União (DOU), o cronograma da segunda etapa do Revalida consiste em: 

  • Divulgação do cartão de confirmação de inscrição: 17/06/2022;
  • Aplicação: 25 e 26/06/2022;
  • Divulgação da versão preliminar do Padrão Esperado de Procedimentos (PEP): 30/06/2022;
  • Recurso às versões preliminares do Padrão Esperado de Procedimentos (PEP): 30/06 a 04/07/2022;
  • Resultados do recurso ao Padrão Esperado de Procedimentos (PEP): 24/08/2022;
  • Divulgação do resultado preliminar da prova de habilidades clínicas: 24/08/2022;
  • Recurso ao resultado preliminar da prova de habilidades clínicas: 24 a 29/08/2022;
  • Resultados dos recursos ao resultado preliminar da prova de habilidades clínicas: 29/09/2022
  • Resultado final: 29/09/2022; e
  • Indicação da universidade parceira: a partir de 30/09/2022.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.