Educação

Encceja 2022 recebe inscrições de hoje até o dia 4 de junho

A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 28 de agosto.

Educa Mais Brasil

Atualizada em 24/05/2022 às 14h39
As inscrições vão até o dia 4 de junho através da Página do Encceja.
As inscrições vão até o dia 4 de junho através da Página do Encceja. (Foto: Divulgação / Educa Mais Brasil)

BRASIL - Brasileiros que não obtiveram o diploma do ensino fundamental e médio em idade apropriada já podem se inscrever no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022 para conquistar a certificação. As inscrições vão até o dia 4 de junho através da Página do Encceja

A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 28 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal, é possível saber os municípios de aplicação através do link. Na edição deste ano, não haverá necessidade de justificativa de ausência para quem se inscreveu e faltou ao Encceja 2020. Também não será necessário o pagamento da taxa de ressarcimento para os ausentes no ano passado que vão fazer as provas novamente.

As provas têm o objetivo de aferir as competências, habilidades e saberes de jovens e adultos para medir se estão aptos ou não para obter o certificado de conclusão. Para se inscrever, o estudante precisa ter, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos no caso do ensino médio, na data de realização do exame.  

O exame terá quatro provas com 30 questões cada uma, além de uma redação. As provas terão quatro horas de duração no turno da manhã, das 9h às 13h (provas I e II); e cinco horas no turno da tarde (provas III e IV), aplicadas das 15h30 às 20h30. Lembrando que quem já foi aprovado em alguma delas só precisará fazer as demais. Para o ensino fundamental serão:

  • Prova I: 30 questões de Ciências Naturais;
  • Prova II: 30 questões de Matemática;
  • Prova III: 30 questões de Língua Portuguesa com redação, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física;
  • Prova IV: 30 questões de História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

Já para quem tenta o nível médio a prova terá:

  • Prova I: 30 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Química, Física e Biologia;
  • Prova II: 30 questões de Matemática e suas Tecnologias;
  • Prova III: 30 questões de Língua Portuguesa com redação, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física;
  • Prova IV: 30 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias - História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

E para os estudantes que desejam se preparar para as avaliações, no site do Ministério da Educação (MEC) é possível encontrar materiais de estudos, provas, gabaritos e resultados das últimas edições. 

Além disso, diversos conteúdos podem ser encontrados na internet, como no site do Educa Mais Brasil, que tem diversas abas com materiais e conteúdos gratuitos que ajudam estudantes na hora dos estudos.


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.