Educa Mais Brasil

Estudantes pretendem continuar os estudos quando concluírem a educação básica, mostra pesquisa

Saeb mapeia perfil dos estudantes e professores da rede pública.

Publipost / Educa Mais Brasil

A pesquisa busca entender o perfil dos estudantes das escolas da rede pública brasileira e saber como eles estão pensando o futuro e como enxergam a educação que recebem.
A pesquisa busca entender o perfil dos estudantes das escolas da rede pública brasileira e saber como eles estão pensando o futuro e como enxergam a educação que recebem. (Divulgação / Educa Mais Brasil)

BRASIL - Cerca de 77% dos estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública de ensino planejam continuar estudando e trabalhando após concluírem essa etapa de ensino, já 9% dos estudantes do mesmo período escolar não sabem o que farão após concluírem a educação básica. Os dados são alguns dos resultados apurados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

A pesquisa busca entender o perfil dos estudantes das escolas da rede pública brasileira e saber como eles estão pensando o futuro e como enxergam a educação que recebem. Cerca de 96% dos diretores de escolas afirmaram levar em consideração os resultados dessas avaliações.

Na educação básica o Saeb é realizado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com estudantes do 5º e do 9º ano do ensino fundamental e alunos do 3º ano do ensino médio. Professores, gestores e secretários de educação também participam respondendo ao questionário.

A edição mais recente da avaliação apurou que 46% dos estudantes da rede pública, tanto do 5º como do 9º ano, e também do 3º ano do ensino médio, se autodeclaram pardos.

A pesquisa também traçou o perfil dos professores. Os dados indicam que 58% dos docentes atuam apenas em uma escola, enquanto 42% trabalham em duas ou mais. A carga horária para eles chega a ultrapassar mais de 40 horas semanais, segundo relataram ao Saeb.

Em relação à satisfação do trabalho na educação, 51% dos entrevistados disseram que as vantagens da profissão superam as desvantagens, mas 80% dos docentes apontaram estar satisfeitos com o trabalho.

Saeb

Realizado desde 1990, o Saeb é resultado de um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep, realizador do exame, fazer um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

A pesquisa é considerada como “a maior avaliação da educação brasileira”. As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

*Com informações do Porvir e Inep

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.