Indicador

Inadimplência tem aumento no país e atinge 6 milhões de empresas

Segundo o Indicador de Inadimplência da Serasa Experian, o segmento de Serviços foi o mais afetado, representando 52% das empresas negativadas.

Imirante.com

- Atualizada em 26/03/2022 às 18h14
Micro e pequenas empresas representam a maior parte dos inadimplentes neste início de ano
Micro e pequenas empresas representam a maior parte dos inadimplentes neste início de ano (Divulgação)

BRASIL - A inadimplência cresceu e atingiu 6,0 milhões de empresas em janeiro de 2022, um aumento de 1,4% em relação ao mesmo mês do ano passado. De acordo com o Indicador de Inadimplência da Serasa Experian, o segmento de Serviços foi o mais afetado, representando 52,0% das empresas negativadas. O índice também foi impulsionado pelo Comércio, que equivale a 38,7% do total. As Indústrias afetadas significam 8,0% e o setor Primário apenas 0,9%.

De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, o aumento da inadimplência das empresas era uma movimentação esperada para o país no início de 2022. “A estagnação econômica e a ascensão da taxa Selic criaram um cenário desafiador que afeta de forma negativa as finanças das empresas. Por isso, os empreendedores estão atuando com um fluxo de caixa reduzido, ao mesmo tempo que lidam com despesas maiores relacionadas ao encarecimento do crédito. Esse cenário, na maioria das vezes, resulta em inadimplência”.

Em janeiro deste ano, as micro e pequenas empresas representaram a maior parte dos inadimplentes, com 5,4 milhões de negativados. Um aumento de 0,4% no comparativo com o mesmo período de 2021. A análise também revelou que o segmento de Serviços foi o único a demonstrar piora, com crescimento de 2,1%, enquanto a Indústria caiu 1,7% e o setor de Comércio teve queda de 1,2%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.