O ex-ministro da Justiça André Mendonça tomará posse nesta quinta-feira, 16, como novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A cerimônia, marcada para à tarde, às 16h, tem participação restrita de autoridades e convidados em razão da pandemia de Covid-19. Na quarta-feira, 15, o presidente Jair Bolsonaro (PL) informou ao Supremo que realizou um exame e testou negativo para a Covid-19 e que comparecerá.
Para ter acesso à cerimônia o STF exige comprovação de vacinação ou teste que mostre resultado negativo para o novo coronavírus 72 horas antes da cerimônia.
A expectativa é que cerca de 60 pessoas estejam no plenário, entre ministros em exercício e aposentados, presidentes da República, Câmara, Senado, e tribunais superiores, além de convidados pessoais do novo ministro.
Perfil
André Mendonça é o segundo ministro indicado pelo presidente Bolsonaro para uma vaga no Supremo – o outro foi Nunes Marques. Ele ocupará a cadeira de Marco Aurélio Mello, que se aposentou ao completar 75 anos.
Indicado em julho deste ano, Mendonça foi sabatinado e aprovado pelo Senado no início do mês, por 47 votos a 32. A sabatina foi postergada por meses por Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente da CCJ.
Mendonça tem 48 anos e é pastor da igreja presbiteriana. Na época em que foi indicado por Bolsonaro, o presidente disse que estava cumprindo a promessa, feita desde o início do mandato, de indicar um nome "terrivelmente evangélico" para a Corte.
Saiba Mais
- Pacheco valoriza indicação de Flávio Dino para o STF
- 'Seria uma decisão definitiva. Ou será, sei lá', diz Dino sobre deixar a política pelo STF
- STF decide que Congresso deve regulamentar a licença-paternidade
- Barroso nega crise entre Supremo e Congresso
- Forças Armadas não sucumbiram ao golpismo, afirma Barroso
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.