O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou neste sábado (11) que o governo federal está obrigado a exigir comprovante de vacinação contra a Covid-19 para viajantes que ingressarem no Brasil.
A decisão atende a um pedido formulado pela Rede Sustentabilidade durante a semana.
Segundo o despacho, o “passaporte vacinal” só não será exigido daqueles que não estiverem elegíveis para a imunização - com comprovação médica para tal -, ou daqueles provenientes de países com comprovada escassez de vacinas.
Para o ministro, monitorar a quarentena de milhões de viajantes deixaria a situação fora do controle e traria risco à população brasileira.
Antes da decisão, uma portaria editada pelo governo federal flexibilizava a entrada no país, possibilitando a escolha por uma quarentena de cinco dias, seguida de teste negativo para SARS-CoV-2.
Saiba Mais
- Veja quem pode e onde se vacinar contra Covid-19 de segunda-feira (23) a sábado (28) em São Luís
- Anvisa autoriza ampliação da validade da vacina Comirnaty
- MA: 4,8 milhões estão com 3ª dose contra a Covid em atraso; 6,4 milhões ainda não tomaram a 4ª
- Covid-19: quase 69 milhões estão com a dose de reforço atrasada
- Anvisa autoriza nova fase de ensaio clínico da Butanvac
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.