Morte de maranhense

Cinzas de maranhense chegam a São Mateus neste domingo (25)

Segundo a família, os restos mortais serão enterrados no cemitério da cidade; Universidade da Bolívia concedeu diploma como homenagem.

Diego Torres / Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h04

SÃO LUÍS - A mãe do estudante maranhense morto em Cochabamba, Bolívia, Maria do Amparo, disse que as cinzas do corpo de seu filho devem ser enterradas neste domingo (25) no cemitério central de São Mateus.

Segundo a mãe de José Antônio Francisco da Costa Baguen, três amigos que também moram em São Mateus estão trazendo as cinzas e a intenção da família é de enterrar os restos mortais no caixão.

Diploma de Médico – Durante o velório, amigos receberam de professores da Universidade Tecnica Privada Cosmos (UNITEPC) o diploma de médico para ser entregue à sua família.

Emocionada, Maria do Amparo, disse que a homenagem é uma forma de lembrar que “mesmo no céu” seu filho pode realizar uma parte do sonho de se tornar médico. “Ele queria muito ser médico para ajudar as pessoas e infelizmente o sonho só foi realizado em parte. Eu vou guardar com muito carinho porque era seu maior desejo”, contou.

Renata Andrade, também estudante de medicina e maranhense de Governador Nunes Freire, disse que os custos de hospital, cremação e translado do corpo teve de ser pago com a realização de rifas e doações. “alguns estudantes foram ao Consulado informar e pedir apoio, só que o cônsul não se encontrava no momento, foi informado à secretaria para que ela então tomasse as providências cabíveis, e no outro dia logo pelo início da manhã ele veio a falecer, foi se então movido uma onda de publicações e postagens nas redes sociais e em grupos de brasileiros em Cochabamba , nas salas de aulas de todas as universidades, bares, restaurantes e rádio, pedindo doações pois o valor do caixão, pagamento da UTI e transladar o corpo era um valor impossível para a família da vítima arcar”, explicou.

Neste sábado (24), o Ministério das Relações Exteriores (MRE), afirmou por meio de nota que, "prestou apoio consular cabível".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.