Ministério Público pede condenação de ex-governador do Espírito Santo

Atualizada em 27/03/2022 às 14h09

O Ministério Público do Espírito Santo pediu ontem a condenação do ex-governador do Estado José Ignácio Ferreira (sem partido) pelos crimes de formação de quadrilha e peculato.

Ele é acusado de envolvimento em um esquema de abertura irregular de contas e empréstimos fraudulentos.

Além do ex-governador, o Ministério Público apresentou denúncia contra mais nove pessoas, entre elas a mulher de Ferreira e sua ex-secretária do Trabalho, o tesoureiro de sua campanha eleitoral e um ex-secretário de Transportes e Obras Públicas.

De acordo com a denúncia, o tesoureiro da campanha abriu uma conta na extinta Coopetefes (Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo de Servidores da Escola Técnica Federal do Espírito Santo) em agosto de 1998, quando José Ignácio terminou a campanha eleitoral.

De 1998 a 2002, período que coincide com o mandato de José Ignácio, a conta recebeu empréstimos que totalizaram cerca de R$ 20 milhões.

Segundo a promotoria, dessa conta saiu dinheiro para pagamento de gastos de campanha e despesas da família do ex-governador, inclusive um apartamento. Os documentos analisados pelo Ministério Público mostram que o dinheiro foi desviado da Secretaria da Educação e do DER (Departamento de Estradas e Rodagens) do Estado.

Segundo ele, trata-se de uma denúncia "requentada e rebatida que já teve a defesa apresentada ao STJ".

De acordo com o advogado, José Ignácio nunca teve conta na Coopetefes.

"Aquela alegação que alguém teria pago contas dele com recurso do Estado é tão louca, que esses pagamentos foram feitos quase dois anos antes da abertura da conta", afirmou. Aguiar disse que, se a Justiça acatar a denúncia, eles vão recorrer.

Informações da Folha Online

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.