Juíza defende mudança na competência do Supremo

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 15h25

Brasília - A ministra Eliana Calmon, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), defendeu nesta segunda, uma mudança na competência do Supremo Tribunal Federal (STF), como forma de reduzir o poder dos 11 ministros da corte constitucional brasileira.

Para a ministra, a atual formação do STF lhe garante o controle total do sistema jurídico brasileiro, além de proporcionar ao presidente da República, que nomear mais ministros, o domínio do país. “Isso é uma deformação”, avaliou a ministra, em palestra no seminário sobre Advocacia Pública nos Tribunais Superiores.

Eliana Calmon disse que, nos moldes atuais, o STF exerce o papel de corte revisora do STJ na área de Direito Público. Ela defendeu a transformação do Supremo em corte constitucional, para examinar apenas a constitucionalidade e o controle concentrado, ficando o STJ com todo o controle difuso de constitucionalidade. "Por que não fazemos isso? Porque politicamente é perigoso”, disse. Na opinião da ministra, a correção dessa deformação é de caráter político. "E a Reforma do Judiciário não vai fazer isso”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.