Governo envia ao Congresso projeto que beneficia constribuintes da Previdência

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 15h26

O presidente Fernando Henrique Cardoso encaminhou ao Congresso Nacional, projeto de lei que beneficia os contribuintes do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

Com 12 artigos, o projeto põe fim à qualidade do assegurado, ou seja, hoje se o contribuinte fica 12 meses sem contribuir para a Previdência Social, perde a qualidade de segurado e, conseqüentemente, o direito à aposentadoria, independente do número de contribuições feitas ao Instituto. “Se aprovado pelo Congresso Nacional, o projeto acabará com essa injustiça. A perda da qualidade deixou de fazer sentido, porque para o cálculo da aposentadoria é considerado todo o período de contribuição”, afirmou o ministro da Previdência, José Chechin.

O projeto também beneficia os trabalhadores de cooperativas que exercem atividades em ambientes de risco. “Agora, esses cooperados terão direito à aposentadoria depois de 15, 20 ou 25 anos de trabalho”, garantiu o ministro da Previdência. Para isso, a empresa tomadora de serviço deverá contribuir com alíquotas de 5%, 7% ou 9% do Seguro contra Acidentes de Trabalho (SAT), respectivamente.

Com o projeto muda também a forma de pagamento do contribuinte individual que presta serviço a empresas. A proposta é que o estabelecimento desconte da remuneração paga ao contribuinte os 11% devidos à Previdência e fique encarregado de repassar a quantia ao INSS junto com a contribuição patronal de 20%. Entre as vantagens está a garantia de pagamento desses contribuintes, a simplificação do processo de arrecadação e a redução das despesas bancárias. Segundo o ministro, hoje existem cerca de 2,3 milhões de autônomos que não pagam devidamente o INSS. “Com isso, o país deixa de arrecadar um total de R$ 500 milhões por ano”, disse Chechin.

Segundo o ministro, o projeto deve ser votado no Congresso Nacional ainda este ano. "Espero que essa proposta enviada pela Presidência da República atraia a atenção dos parlamentares. Precisamos modernizar a Previdência Social para que possamos atrair mais contribuintes”, afirmou o ministro.

Outra vantagem do projeto de lei, segundo José Chechin, é impedir a fraude das contribuições para o INSS. “A fraude tem sido grande. Nos últimos dois anos, cerca de três mil benefícios foram cancelados”, informou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.