Estrela do PT na lapela do presidente eleito cria polêmica

GloboNews.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h26

Brasília - O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva apareceu em Salvador, na segunda-feira, sem ostentar a estrela do PT na lapela do terno. Foi o suficiente para suscitar a discussão: é um gesto político para mostrar que agora ele é o presidente de todos os brasileiros ou um acaso? O deputado José Genoino (PT-SP), acha que chegou a hora de Lula substituir a estrelinha do PT, aquela feita especialmente para o presidente de honra do partido, por outro símbolo - quem sabe, a bandeira brasileira.

- Agora ele é o presidente de todos os brasileiros, como ele próprio já disse. E este tem de ser um governo de diálogo, que amplie apoios, um governo que aglutine - disse o deputado.

Já o colega Jacques Wagner (BA), que ciceroneou Lula em Salvador, acha indiferente a manutenção ou não da estrela do PT na lapela do presidente eleito. Mas reconhece que se Lula decidir não colocá-la novamente, o gesto pode ganhar uma simbologia importante.

- A mim não incomoda ter ou não a estrela na lapela, mas reconheço que a retirada pode ser um gesto de grande simbologia - disse Jacques Wagner que ostenta a sua estrela vermelha - das pequenas que são vendidas na loja do partido na internet.

Perguntado sobre a razão de não ter mais a estrela na lapela, o presidente eleito respondeu por meio do porta-voz, André Singer: "roubaram". Na verdade, Lula deve ter esquecido que deu a sua estrela, em tamanho maior, feita especialmente para ele, à desempregada Ieda Coelha Moura em retribuição à imagem de Nossa Senhora Aparecida que dela recebeu na viagem que fez a Brasília, na semana passada. Nesta terça-feira, em São Paulo, Lula continua sem a estrela na lapela.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.