Roseana recebe visita de Lula e deixará hospital até 2ª feira

Ex-governadora permanecerá em São Paulo, onde se recupera de cirurgia.

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 15h28

SÃO PAULO - A senadora eleita Roseana Sarney (PFL-MA) deve permanecer em São Paulo por mais dois ou três dias após receber alta hospitalar, que deve ocorrer neste domingo ou na segunda-feira. A previsão é do médico José Aristodemo Pinotti, responsável pela cirurgia para a retirada de nódulos nas mamas, realizada na noite da última quarta-feira.

Nesta sexta-feira, no terceiro dia de internação, Roseana recebeu as visitas do candidato à Presidência pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado da mulher Marisa, do senador eleito Aloizio Mercadante, também do PT, e da cantora maranhense Alcione. Roseana está sendo acompanhada do pai, o senador José Sarney (PMDB-AP).

“A recuperação dela está boa, na sexta-feira ela já começou a se alimentar normalmente e apresenta todas as funções vitais normais.” Pinotti disse ainda que ao trocar o curativo examinou o local da cirurgia e que a avaliação é de um quadro “perfeito”.

Na noite de quinta-feira, Roseana sentiu um pouco de dor no local da intervenção e foi medicada com analgésicos. A alta hospitalar, segundo o médico, vai depender da retirada dos drenos, colocados para auxiliar na remoção de secreções que normalmente se acumulam na região operada. “A drenagem está bastante normal e ela ficará no hospital até tirarmos os drenos, depois disso mais uns dois ou três dias antes de voltar ao Maranhão.”

TRATAMENTO - Pinotti voltou a afirmar que Roseana não deve ser submetida a tratamento quimioterápico complementar, mas não afastou totalmente o uso de radioterapia. “Do ponto de vista cirúrgico, ela está completamente tratada, não há necessidade de nova intervenção, mas dependemos do resultado definitivo do exame anatomopatológico para definir se haverá ou não necessidade de radioterapia posterior.” O resultado demora pelo menos 15 dias para ficar pronto, segundo o médico. Se esse exame revelar algo mais grave do que a lesão encontrada, nesse caso será indicada a radioterapia.

O médico disse também que Roseana não tem câncer, mas uma “lesão precursora de câncer”. “É uma lesão benigna e, em 30% dos casos em que é detectada durante uma cirurgia, ela é retirada completamente. Foi como nós fizemos”, disse, referindo-se à intervenção cirúrgica para a remoção dos nódulos nas mamas. “Usamos uma técnica que nos dá certeza total e que mesmo que tenha algum tipo de foco dessa lesão, ela não passou para as axilas.”

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.