Quilombagem

Grupo de teatro faz turnê pela Espanha

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h25

SÃO LUÍS - Um grupo de 36 adolescentes e jovens de Açailândia (MA) viaja, nesta sexta-feira, dia 05, para a Europa. Eles vão participar de uma turnê pela Espanha com o espetáculo de teatro e música intitulado “Quilombagem”.

O espetáculo denuncia as condições de super-exploração de trabalho que passam milhares de brasileiros em pleno século 21, vítimas da escravidão contemporânea.

A oportunidade é resultado do reconhecimento profissional do grupo, que começou, na década de 90, a trabalhar com arte para o resgate da cidadania de crianças e adolescentes pobres, investiram em estudos e acompanhamento de profissionais reconhecidos e hoje mantêm ou ajudam a manter, financeiramente e com dignidade, suas famílias trabalhando com arte no interior do Estado.

Sobre o espetáculo

O espetáculo é um musical que recupera o sentido da luta contra a escravatura como um movimento no qual se incluem não apenas os negros fugitivos, mas também índios, mulatos, cafuzos, brasileiros, nordestinos, pobres e marginalizados, que tentam sobreviver às margens dos grandes projetos de desenvolvimento e pagam um alto preço pela ganância de empresários, coronéis e latifundiários.

De criação coletiva, o espetáculo é composto de poesias, dança, capoeira e meios audiovisuais. Obra em dois atos, frisa as semelhanças da escravidão colonial e a escravidão contemporânea, contextualizando a luta do povo pela sua libertação.

Compõem o elenco: 17 dançarinos; 12 capoeiristas, sendo 3 deles percussionistas, 7 atores, sendo 1 diretor de arte; 1 coreógrafo, 1 contra-regra, 2 figurinistas; 1 sonoplasta, 1 iluminador e 1 coordenadora geral.

Com informações da Ascom/CDVDH

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.