Ê Boi!!

João Câncio, mestre do Boi de Pindaré, ganha mural no bairro de Fátima

Ao todo, dez mestres serão homenageados.

NA MIRA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
O mural faz parte do projeto "Amo, Poeta e Cantador: Murais da Memória pelo Maranhão".
O mural faz parte do projeto "Amo, Poeta e Cantador: Murais da Memória pelo Maranhão". (Foto: Reprotução/TV Mirante)

Dando continuidade ao projeto "Amo, Poeta e Cantador: Murais da Memória pelo Maranhão", o artista plástico Gil Leros eternizou mais um mestre de Bumba meu boi. Desta vez, João Câncio foi o escolhido.

A imagem do mestre foi grafitada no muro da sede do boi, que fica localizada no bairro de Fátima, em São Luís. O projeto visa enaltecer a maior manifestação cultural do estado e irá espalhar 10 grandes painéis pelo estado com o rosto de grandes mestres do Bumba Meu Boi.

“João Câncio era um moreno cheio de gaiatice, ele carregava esse grupo todo, ele não se zangava com nada, era apaixonado pela brincadeira”, disse Francisco Arouche, brincante do boi.

O primeiro deles foi realizado na Liberdade em homenagem ao mestre Leonardo, do Boi da Liberdade em São Luís. O segundo mural foi pintado em Axixá, com o rosto de Francisco Naiva, do Boi de Axixá e, recentemente, na sede do Grupo Mirante, no bairro São Francisco, São Luís, o mestre Mundoca, do Boi da Floresta, também foi homenageado.

Segundo Gil Leros, "A ideia é da gente fazer um resgate da memória desses mestres, das pessoas começarem a reconhecer eles no cotidiano, nas paisagens da cidade. Ver a existência deles, querer saber quem é e saber que um dia esse mestre cantou e lutou pela cultura popular maranhense", afirmou.

O artista se inspirou nos painéis de “graffiti in memorian”, muito comuns nos EUA, que são painéis feitos em homenagem a MC’s, DJ’s e personalidades da cultura Hip Hop, presentes em bairros de periferia de cidades consideradas berços desta cultura. Os murais confeccionados por Gil têm um tamanho de 5 metros de altura.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.