Pergentino Holanda

PH Revista: a vida social de São Luís em destaque

Os 74 anos do ex-deputado Manoel Ribeiro e o bonito casamento de Maria Luiza Sebba Couto e Adalberto Mota dos Santos.
PH14/01/2022 às 23h00
Capa da edição deste fim de semana do caderno semanal PH Revista, que há 42 anos aborda a vida social e cultural do Maranhão, do Brasil e do mundo

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O PH REVISTA NA ÍNTEGRA

O caderno PH Revista deste fim de semana destaca, entre outros assuntos, os 74 anos do ex-deputado Manoel Ribeiro e o bonito casamento de Maria Luiza Sebba Couto e Adalberto Mota dos Santos

Sonia Sebba Couto e sua mãe Lourdimar Sebba levando as alianças dos noivos Maria Luiza Sebba Couto e Adalberto Mota dos Santos, na bonita cerimônia de casamento realizada ao pôr do sol, no Olho d´Agua
Em destaque no PH Revista deste fim de semana, a sempre bela e charmosa Patrícia Diniz pontificando na festa de aniversário do ex-deputado Manoel Ribeiro

Dinheiro da FAMEM

Chamou a atenção durante a semana um vídeo do senador Weverton Rocha no qual ele convoca a população de São Luís a fazer doações à Famem, com o objetivo de ajudar as vítimas das enchentes no Maranhão.

Ora, a Famem é a federação que congrega praticamente todos os prefeitos maranhenses, e estes, ao que se sabe, estão todos montados em fortunas de dinheiro.

Mais justo seria que o senador sugerisse que a própria Famem usasse parte dos recursos que ela arrecada das prefeituras para o socorro às vítimas das enchentes.

Claro que isso não impede que a população sensibilizada faça doações aos necessitados, mas que seja por meio de entidades como a Cruz Vermelha.

Nara e João do Vale

Os maranhenses que já assistiram ao documentário “O canto livre de Nara”, no Globoplay, não escondem o orgulho de notar o protagonismo de João do Vale em uma fase importante da música brasileira.

João do Vale foi um participante ativo do espetáculo “Opinião”, estrelado inicialmente por Nara Leão, depois substituída por Maria Bethânia, uma espécie de divisor de águas na relação entre os artistas e a ditadura militar.

A música “Carcará” virou um símbolo de resistência ao regime militar e é esmiuçada no documentário dirigido por Renato Terra.

Saída de Flávio Dino

Enquanto se recupera de uma infecção pelo vírus da Covid, o governador Flávio Dino segue em palácio planejando ações do governo e o seu futuro político.

É provável que ele entregue o comando do estado ao vice Carlos Brandão já no final do março.

E só depois então deve marcar a sua posse na Academia Maranhense de Letras.

Mexida geral

O vice-governador Carlos Brandão deve fazer uma mexida geral nas secretarias ao assumir o governo nos primeiros dias de abril.

Primeiro, porque boa parte dos secretários deve se desincompatibilizar do cargo por razões eleitorais – muitos deles são candidatos a deputado estadual e deputado federal.

Segundo, porque novos nomes estão sendo avaliados por Brandão, com a consultoria do ex-governador José Reinaldo Tavares.

Saúde e Educação

Duas áreas cruciais do governo do Maranhão sofrerão mudanças, porque os seus titulares sairão candidatos ao parlamento.

Felipe Camarão, secretário de Educação, deve sair candidato a deputado federal.

E Carlos Lula, secretário de Saúde, já anunciou que vai disputar o mandato de deputado estadual.

Fazenda e Planejamento

Flávio Dino já disse que não interferirá na formação do secretariado de Brandão.

Mas, se porventura fosse ouvido, diria ao futuro governador, por razões meramente técnicas, que não mexesse em pastas que estão muitíssimo bem administradas, como as secretarias de Fazenda e Planejamento.

No mais, é quase certa a troca de nomes no Turismo, Esporte, Administração, Segurança, Comunicação, Meio Ambiente, Agricultura, Ciência e Tecnologia, Cultura e Cidades.

DE RELANCE

Alcântara na OEA

A questão envolvendo a Base de Lançamento de Alcântara e comunidades quilombolas – descendentes de pretos escravizados – foi parar na Comissão Interamericana de Direitos Humanos, organismo da OEA (Organização dos Estados Americanos).

Na verdade, a corte aceitou a denúncia, apresentada pelos quilombolas há vinte anos, quando 32 comunidades foram removidas das terras em que viviam, em troca de outras, para a construção das obras da base de lançamentos, mas não tem data para o julgamento.

A Aeronáutica, responsável pela Base, já respondeu à Comissão, lembrando que o Estado brasileiro indenizou as famílias e as alojou em agrovilas construídas para esse fim, dotadas de boa infraestrutura.

Há controvérsias.

Denominação de origem

O chocolate da Bahia, o queijo canastra e o café de Minas, o vinho do vale dos Vinhedos, do Rio Grande do Sul e a nossa inconfundível cachaça estão conquistando cada vez mais o mercado internacional.

Esses produtos contam o selo de denominação de origem, que lhes confere uma identidade única, como o são os vinhos franceses, italianos, chilenos e argentinos.

O Brasil já conta com 68 indicações de “procedência” e 20 “denominações de origem”, o que ainda é pouco, mas a tendência desse ranking é de alta.

A nossa popular juçara, com a denominação paraense de açaí, é um dos produtos de mais crescente aceitação nos mercados da Europa e dos Estados Unidos.

Inadimplência

Quase a metade dos brasileiros que contraíram dívidas no ano passado estão inadimplentes, revelou pesquisa da Confederação Nacional da Indústria com a empresa de assessoria FSB.

Em doze meses, até dezembro de 2021, 44% dos endividados tinham parcelas em atraso, enquanto 46% estavam adimplentes. Os outros 10% que contraíram dívidas já quitaram o financiamento.

De acordo com a pesquisa, a inadimplência é maior entre jovens de 16 a 24 anos (58%) e pessoas com renda de até um salário-mínimo.

Os números do Maranhão, segundo fonte da Fiema, são praticamente os mesmos.

O passeio de Roseana

Segundo avaliação de políticos experientes, se for mesmo candidata a deputada federal, como se cogita, a ex-governadora Roseana Sarney deverá fazer um passeio. Sua popularidade é crescente, liderando inclusive a corrida para uma eventual disputado pelo governo do Estado.

Quase sem sair de casa, em função das restrições da pandemia, ela só tem acumulado apoios espontâneos de todas as regiões do Estado. E está direcionando seu discurso preferencialmente para as mulheres.

De acordo com as pesquisas, o eleitorado feminino e os jovens formam o maior contingente de apoiadores da ex-governadora.

A partir de maio, véspera das convenções, ela deverá iniciar o corpo a corpo nas ruas da Capital e do interior.

Feira de Bolonha

Saiu a lista de finalistas da tradicional exposição de ilustradores da Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, que chega à 55ª edição em 2022.

Foram recebidas 3.873 inscrições de 92 países. Do total, o júri internacional – formado por Barroux (França), Nana Furiya (Japão), Agata Loth-Ignaciuk (Polônia), Irene Savino (Venezuela) e Valerio Vidali (Itália) – selecionou 318 finalistas.

Constam da lista três brasileiros: Ana Matsusaki, Nani Brunini e Rodrigo Visca.

Nova seleção deverá acontecer nos próximos dias. Os escolhidos nesta última seletiva farão parte da exposição que transcorre em paralelo à Feira e também terão seus trabalhos reunidos em um catálogo que circula entre os editores e agentes internacionais que frequentam a principal feira de negócios do livro infantil e juvenil do mundo.

A Feira de Bolonha está marcada para acontecer presencialmente entre os dias 21 e 24 de março.

Para escrever na pedra:

“Toda a criação é autobiográfica. Porque, por mais que ela não fale do autor objetivamente, ela acaba dizendo muito sobre o autor”. De Nando Reis, cantor e compositor paulistano, cujo nascimento completou ontem 59 anos.

TRIVIAL VARIADO

Para o consumidor de energia elétrica, de nada adiantaram as chuvas torrenciais que elevaram substancialmente os níveis de reservatórios das hidrelétricas. A taxa extra na cobrança da conta de luz continuará a mesma. Só há um remédio: poupe energia.

O recrudescimento da epidemia da Covid fez o ex-presidente José Sarney e D. Marly desistirem da viagem que haviam programado para Brasília esta semana. Fora da capital da república há cerca de três meses, Sarney preferiu cuidar da saúde, ao lado dos maranhenses.

Em Mirador, uma das cidades mais afetadas pelas cheias, o nível das águas do rio Itapecuru está baixando. Mas, em Imperatriz, o Tocantins ainda sobe. O número de desabrigados é preocupante.

Passou quase despercebido na última quinta-feira, 13, o 184º aniversário de nascimento de André Rebouças, engenheiro, inventor, um dos grandes abolicionistas do Brasil. Professor da Escola Politécnica, era amigo pessoal do imperador D Pedro II e o acompanhou no exílio quando este foi destronado pela República.

A que nível chegamos. O presidente da República ofende o governador do Maranhão chamando-o de “gordo”. O governador reage mandando o presidente trabalhar! Durma com um barulho desse!

O casal Sandra Batalha e Antonio Carlos Lima está exultante com a vitória no filho Gabriel no exame nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Gabriel, que é formando de Direito pela Universidade de Brasília (UnB), ficou entre os primeiros colocados na avaliação, com nota 9,6.

Leia outras notícias em PortalNamira.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

Selo IVC
© 2019 - Todos os direitos reservados.