Pergentino Holanda

Com a cidade de Nova York aos nossos pés

E mais: Grupo Mercúrio na luta para enfrentar alta demanda de pacientes e o novo álbum do rapper Projota.
PH14/01/2022 às 09h21
Rose Brunet Medeiros descortinando o skyline de Nova York do 101º andar do mais novo arranha-céu da cidade

Em circulada de férias pelos Estados Unidos, onde comemoraram suas Bodas de Rubi (45 anos de feliz união matrimonial), Rose e Eli Medeiros foram conhecer a mais nova e fascinante atração da cidade de Nova York: o Summit One Vanderbilt, um arranha-céu localizado na esquina da rua 42 com a Avenida Vanderbilt.

A torre, inaugurada em outubro do ano passado, fica ao lado do Grand Central Terminal e é o mais novo observatório de Manhattan.

A visita – conta Eli e Rose – é uma verdadeira imersão cultural nas alturas.

Do 101º andar do prédio de 427 metros de altura, tem-se, literalmente, Nova York aos nossos pés, com um mirante ideal para contemplar o skyline da cidade.

Plínio Túzzolo, Diretor Geral HSE/HSLZ; Paulo Braid, Presidente do Grupo Mercúrio; e Vinícius Braid, Diretor do Laboratório Lacmar, unidos na luta contra a pandemia em curso

Na luta contra a Covid e síndromes gripais

O Grupo Mercúrio, que responde pela gestão do Hospital dos Servidores/HSE localizado no Renascença e destinado ao atendimento de servidores estaduais usuários do Funben, está na luta para enfrentar a alta demanda de pacientes vítimas das diversas síndromes gripais que atualmente assolam o país.

Desde a entrada em operação do HSE em setembro de 2021, a assistência aos servidores estaduais foi duplicada, ficando uma unidade exclusivamente dedicada aos pacientes de Covid19, que é o Hospital São Luís, localizado na Cidade Operária.

Para quem não sabe, trata-se da única estrutura do Estado a oferecer UTI´s totalmente separadas para o atendimento de pacientes com Covid19 e de Influenza e demais síndromes gripais em andares e estruturas isoladas e diferenciadas.

E além de ter essa estrutura reforçada de atendimento, ainda conta com a estrutura de apoio do Laboratório Lacmar, cujo diretor é o jovem Vinícius Braid, neto do presidente do Grupo Mercúrio, Paulo Braid.

O rapper Projota lançou ontem nas plataformas digitais seu álbum “A Saída Está Dentro”

A Saída Está Dentro

O rapper Projota está de volta com “A Saída Está Dentro”, álbum recheado com 11 faixas que marcam seu novo tempo em uma obra que o artista define como um “disco em que as emoções estão à flor da pele”. A novidade chegou ontem a em todas as plataformas digitais trazendo convidados como Melim, Nando Reis e Fernadinho Beatbox.

Diferentemente de seus lançamentos anteriores, a maioria das músicas foi produzida ao lado de uma banda, em estúdio, e com suas canções surgindo naturalmente num processo colaborativo.

O primeiro single dessa leva, que chega simultaneamente com videoclipe dirigido por Rafa Costakent é a lúdica “Pássaros”, composta no pré-confinamento do BBB e que traz dueto com a jovem e talentosa artista Lourena.

A Saída Está Dentro...2

Com direção musical do próprio artista ao lado de Haroldo Tzirulnik e Big Rabello vale ressaltar ainda sua poderosa banda que dá o tom do lançamento: Big Rabello, Conrado Goys, Gibson Freitas e Herbert Medeiros.

Celebrando 20 anos de carreira como um dos maiores de seu segmento – são quase 5 milhões de seguidores e mais 1,1 bilhão de streamings somente no Spotify – o álbum marca sua fase com maestria e coesão. “Estou vivendo um momento especial em que pude enxergar muitas coisas em mim que eu poderia melhorar. Me sinto mais atento aos detalhes, e isso se reflete na minha arte”, finaliza.

O empresário maranhense-candango Talis Freire em visita a São Luís

Agradável encontro de amigos em São Luís

Estão circulando na cidade os brasilienses Talis Freire (morou durante sua primeira juventude em São Luís) e Patrícia (de família mineira radicada no Planalto Central).

Eles vieram rever a família e os amigos, que são muitos nesta Capital.

Na noite de ontem, foram recepcionados por Francisca e Emmanuel Márcio Barbosa com um jantar assinado pela Chef Claudia Vaz (presente com o jornalista e blogueiro Gilberto Léda), do qual participaram, ainda, Renata e Marilson Raposo, que há alguns anos se transferiram de São Luís para a cidade de São Paulo, onde são moradores de uma bela casa no sofisticado condomínio fechado Alphaville.

Noitada de boas conversas, quitutes deliciosos e ótimos vinhos franceses e chilenos degustados em grande estilo.

O pico e a queda da ômicron no Brasil

O padrão da ômicron na África do Sul e no Reino Unido (onde começou a redução do número de novos casos/dia após 48 dias de subida vertiginosa) pode servir de referência para outros países.

É o que sugere o médico e ex-ministro Osmar Terra, ao comentar: “No Brasil o contágio rápido da ômicron começou a ser detectado na véspera do Natal. Agora soma 17 dias de subida rápida. Se seguir padrão da África do Sul e Reino Unido, ainda teremos 3 a 4 semanas de aumento acelerado. Depois deve cair e finalizar o surto”.

Regularização fundiária no Maranhão

Quase 3 mil e 500 famílias de baixa renda das cidades de Grajaú e Itaipava do Grajaú, no Maranhão, poderão ter suas casas regularizadas.

Isso porque o Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, selecionou três projetos desses municípios com financiamento aprovado de quase 10 milhões de reais para ações em três assentamentos.

O ministro substituto do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, segundo informa o Brasil 61, reforça a importância e a abrangência do Programa Pró-Moradia, iniciativa federal que permite várias ações voltadas à habitação de interesse social.

DE RELANCE

Zé Gotinha, quem lembra?

Há quem diga que “os que se lembram dos anos 80 não viveram os anos 80”.

Claro que é um exagero em relação a uma era deliciosamente maluca. Foi um tempo de efervescência cultural, de mudanças de comportamento, época de transição política, conflitos ideológicos que fascinavam pelo debate numa atmosfera de democracia em renascimento.

Claro que havia as maracutaias políticas, planos econômicos frustrados que tentavam travar uma inflação inacreditável, caça ao boi no pasto, e rivalidades que, hoje se vê, tinham um nível aceitável e inerente às fortes divergências.

O importante é que se respirava uma energia por todos os lados influenciando nossa vida e um sentido gregário bem maior do que nos dias de hoje, em que se vê um retrocesso de postura digno de contrariar as teorias evolucionistas em relação ao ser humano.

Perdeu-se a ânsia de andar para a frente na base do debate, dando lugar a uma obsessão pela destruição de quem não pensa da mesma maneira.

Zé Gotinha, quem lembra?... 2

Foi naquele ambiente de coisa nova e de construção sem radicalismo que surgiu um verdadeiro super-herói nacional, o Zé Gotinha.

O personagem criado em 1986, durante o Governo Sarney, foi símbolo da campanha nacional que durante anos foi executada no país para vacinação das crianças contra a poliomielite, também chamada de paralisia infantil.

Quem vive 2022 não imagina o que era feito. As autoridades de saúde do país determinavam datas para aplicação das gotas da vacina Sabin e todos, sim, todos, os setores da sociedade se mobilizavam.

Eram comoventes as ações que misturavam viaturas do Exército com ônibus, carros particulares, barcos, carroças, cavalos ou bicicletas num intuito apenas, o de fazer com que todos os locais fossem atendidos. Era uma festa unânime.

Isso mesmo, nenhuma voz brasileira contestava a campanha.

Imunização de crianças contra a Covid

Já se sabe como será feita a imunização de crianças de 5 a 11 anos contra o coronavírus no Brasil.

Será por faixa etária, com prioridade para as que têm comorbidades ou sejam portadoras de deficiência permanente.

De acordo com a atualização do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19, do Ministério da Saúde, o intervalo entre as duas doses será de oito semanas.

Tem mais: os pais devem estar presentes na imunização dos filhos e, se isso não for possível, a aplicação deve ser autorizada em termo de consentimento assinado por eles.

A imunização está prevista para a próxima semana

Tome nota: até o início da próxima semana, as entregas do primeiro lote de 1,2 milhão de doses, que chegou na madrugada da última quinta-feira (13) ao Brasil, devem ser concluídas. O governo brasileiro encomendou à farmacêutica Pfizer 20 milhões de doses.

Cada Estado define a data de início da vacinação das crianças. No Maranhão, a imunização deverá começar na próxima semana.

Recomendações da Anvisa

Uma série de recomendações sobre a vacinação infantil foi divulgada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que sugere que a imunização ocorra em sala separada da de adultos e que a vacina não seja administrada no mesmo período de outras do calendário de vacinação.

Por precaução, é recomendado um intervalo de 15 dias.

A Anvisa também recomenda que seja evitada a vacinação de crianças no esquema drive-thru (dentro do carro), que elas fiquem em observação no local por 20 minutos após receberem a dose e que os profissionais de saúde informem os pais sobre possíveis efeitos adversos do imunizante, como dor, inchaço no local da aplicação e febre.

O imunizante é diferente do aplicado em pessoas a partir de 12 anos. Os frascos têm cores distintas para evitar erros na aplicação. A embalagem da vacina para crianças tem a cor laranja e para adultos, roxa.

Para escrever na pedra:

"Mesmo sem querer fala em verso quem fala a partir da emoção". (De João Cabral de Melo Neto).

O grande poeta amazonense Thiago de Mello, que hoje fez a sua viagem definitiva

Thiago de Mello partiu para a eternidade

esia brasileira ficou mais pobre na manhã de hoje com a morte, aos 95 anos de idade, de um dos maiores poetas brasileiros – o amazonense Thiago de Mello, com quem estive pela última vez numa feira do livro em São Luís, quando era prefeito da cidade o médico Tadeu Palácio.

“Não me inquieta se o caminho/ que me coube - por secreto/ desígnio - jamais floresce./ Dentro de mim, sei que existe,/ oculta, uma rosa branca./ Incólume rosa. E branca”. “Minha força vem da frágil/ flor ferida que se entreabre/ resgatada pelo orvalho/ da vida que já vivi”.

São versos de Thiago de Mello, que é autor também de um dos mais bonitos versos da língua portuguesa, no poema “O estatuto do homem”, no Artigo 1º: “Fica decretado que agora vale a verdade. Agora vale a vida, e de mãos dadas, marcharemos todos pela vida verdadeira”. No Artigo 5º: “Fica decretado que os homens estão livres do jugo da mentira. Nunca mais será preciso usar a couraça do silêncio nem a armadura de palavras. O homem se sentará à mesa com seu olhar limpo porque a verdade passará a ser servida antes da sobremesa”.

Entre as obras primas de Thiago de Mello, estes versos de 1965 – muito atuais – que dizem: “Faz escuro mas eu canto, porque a manhã vai chegar”.

O poeta que levei para jantar comigo no lendário restaurante “A Varanda”, de Maria Castelo (de saudosa memória), viveu muitos anos exilado no Chile, onde escreveu, originalmente em espanhol, “Los Estatutos del Hombre”

TRIVIAL VARIADO

O jornalista Félix Alberto Lima já está de volta à Ilha, após duas semanas curtindo o verão carioca. Ao chegar, testou positivo para Covid-19, mas sem nenhum sintoma grave. Está isolado em sua residência sendo devidamente medicado.

Durante o teste de Covid-19 realizado no Grupo Mirante, mais de 30 por cento dos funcionários testaram positivo. Muitos contraíram o vírus de forma assintomática. Graças a Deus, fiz dois testes esta semana e ambos deram negativo.

A Confraria liderada pelo empresário José Walter Maciel sofreu algumas baixas esta semana, com os testes positivos de Luiz Carlos Cantanhede Fernandes, Félix Alberto Lima e William Ribeiro. O clima, no almoço de ontem, era de suspense.

Com o decreto de calamidade pública do Governador Flávio Dino e as sugestões do Ministério Público para endurecer nos cuidados contra a pandemia, o Carnaval maranhense está ameaçado de morte este ano. Vamos torcer para que se salve ao menos os eventos privados.

Esta semana teve um sabor amargo para a família dos Ayoub Ribeiro, com a morte, quarta-feira, por consequência da Covid-19, de Roberto Ayoub Ribeiro, filho de Jalila e Antonio Carlos Ribeiro. Seu corpo foi cremado ontem no Memorial da Pax União.

Leia outras notícias em PortalNamira.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

Selo IVC
© 2019 - Todos os direitos reservados.