Pergentino Holanda

Mauro Fecury hoje completa 81 anos

E mais: Marcelo Buhatem na posse dos novos dirigentes do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça e o empresário Luciano Gomes em Tiradentes (MG).
PH13/01/2022 às 10h32
Mauro de Alencar Fecury é o aniversariante desta quinta-feira

Hoje é dia de festejar uma das personalidades mais queridas e admiradas do Maranhão: o acreano-maranhense Mauro de Alencar Fecury, ex-deputado federal, ex-senador da República e fundador da Universidade Ceuma, maior complexo privado de educação superior desta região, com ramificações em vários estados brasileiros.

O desembargador maranhense Marcelo Buhatem, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, na posse do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do país

Posse Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça

O desembargador Marcelo Buhatem, maranhense, membro do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e presidente da Associação dos Magistrados do Brasil, participou, segunda-feira, em Curitiba, da solenidade de posse dos novos dirigentes de Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça, CONSEPRE.

Tomou posse como Presidente o Desembargador José Laurindo de Souza Netto, presidente do TJPR e como vice o Presidente do TJRJ, Desembargador Henrique Figueira.

A cerimônia, bem concorrida, contou com a presença do Ministro Dias Tofolli e do Vice-Governador do Estado, Darci Piana, além de diversos colegas dos Estados.

Para Marcelo Buhatem o novo Conselho tem papel fundamental nesse momento, pois deverá lutar pela redução das diferenças salariais entre Magistrados, motivadas pela ausência de algumas parcelas e pugnar incessantemente pela recomposição inflacionária dos subsídios, não permitindo que leis orçamentárias do judiciário sigam ao Congresso Nacional sem a constitucional atualização monetária.

Aliás, somente isso fará com que os aposentados mantenham proventos dignos.

Com um depósito de vinho numa mão e uma taça de vinho tinto na outra, Luciano Gomes foi visto circulando pelos monumentos históricos de Tiradentes (MG)

Atraído pela gastronomia de Tiradentes

Um dos melhores endereços turísticos do estado de Minas Gerais, é a cidade de Tiradentes, cujo nome é uma homenagem a um dos principais personagens do período do Brasil Colonial que se tornou emblema da chamada Inconfidência Mineira.

O empresário maranhense Luciano Gomes, atualmente vivendo um tórrido romance com uma mineira, iniciou o ano circulando pelas cidades históricas mineiras, a exemplo de Congonhas, Tiradentes, Ouro Preto, Mariana e São João Del Rei.

Em Tiradentes, ele foi visto com um depósito de vinho na mão circulando pelos monumentos históricos da cidade que tem na alta gastronomia, um de seus grandes atrativos turísticos.

O livro dos Médiuns

Hoje, pegamos carona num artigo esclarecedor de Divaldo Franco, professor, médium e conferencista, segundo o qual no dia 16 de setembro do ano 96 d.C. na cidade de Éfeso, o venerando sábio Apolônio de Tiana discursava no imenso teatro local para a multidão entusiasmada e comovida, quando, subitamente transfigurado, passou a informar que o imperador Tito Flávio Domiciano estava sendo assassinado naquele momento em sua liteira em Roma.

Domiciano era um imperador temperamental e cruel, que submetia todos à sua perversidade. Era temido e respeitado.

O povo, surpreendido com a notícia algo disparatada pela sua singularidade, acreditando que Apolônio estaria delirando em razão da sua avançada idade, abandonou o auditório com receio de que a notícia chegasse a Roma e pela sua inverdade voltasse toda a sua ira contra a cidade.

Após um breve período chegaram as primeiras embarcações de Roma e as notícias eram de que o Imperador fora assassinado nas mesmas circunstâncias narradas pelo filósofo... Essa narração foi escrita pelo historiador Filóstrato.

O livro dos Médiuns...2

Ainda, segundo pesquisa de Divaldo Franco, no dia 7 de outubro de 1571, o Papa Pio V estava numa reunião com cardiais e bispos em Roma, na Igreja de Santa Maria Maior. Ao entardecer, o papa levantou-se, e acercando-se da janela, começou a dizer: – Vejo a vitória das tropas de Don Juan (de Áustria) vencerem a batalha de Lepanto, em Corinto, aprisionando e expulsando da Europa os mouros.

– Vejo milhares de mortos flutuando entre as caravelas, prisioneiros e fugitivos”, nessa que foi uma batalha terrível. – Continuou o Papa, visivelmente transtornado.

O livro dos Médiuns...3

Por alguns momentos ele permaneceu descrevendo a visão que o surpreendia, provocando indefinível angústia nos presentes que não sabiam o que se passava. Nesse estado, propunha:

– Badalem os sinos de todas as igrejas e sejam celebrados Te Deum em toda parte porque acabamos de ganhar a guerra...

Todos acreditaram que o Papa havia enlouquecido, mas atenderam as suas ordens. A cidade engalanou-se e festas explodiram em toda parte. Todavia, não chegavam informações a respeito dessa batalha, o que gerou uma onda de críticas e zombarias ao Papa.

Passada uma semana uma caravela trouxe a notícia que confirmava totalmente o fenômeno de que fora objeto o religioso. Assim descreve o cardeal Bussotti, que estava presente na reunião...

O livro dos Médiuns...4

Poderíamos narrar centenas de fatos semelhantes através da História, demonstrando a paranormalidade do ser humano. Para alguns religiosos são eles milagres da Divindade para chamarem a atenção dos indivíduos.

Coube, porém, a Allan Kardec investigar essa notável manifestação paranormal e denominá-la como mediunidade, levando-o a publicar em janeiro de 1861 O Livro dos Médiuns, o maior estudo jamais realizado a respeito da mesma.

Neste mês de aniversário dessa obra máxima, louvamos o seu autor.

DE RELANCE

Está na hora de regularizar o título eleitoral

Tome nota: no dia 4 de maio termina o prazo para regularizar o título eleitoral ou mesmo solicitar a primeira via do documento em tempo para votar nas Eleições 2022.

A data é estipulada pela Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97 – artigo 91), que prevê o fechamento do cadastro eleitoral 150 dias antes de cada pleito.

Durante esse período, o cidadão pode resolver pendências como transferência de domicílio eleitoral ou outras decorrentes de ausência ou justificativa nas 3 últimas eleições.

Portanto, para evitar contratempos, é importante se antecipar para quitar eventuais débitos e poder exercer o direito de participar da escolha dos próximos deputados estaduais, deputados federais, governadores, senadores e presidente da República.

A ausência de eleitores nas revisões

A votação em primeiro turno ocorrerá no dia 2 de outubro, e o segundo turno, se houver, em 30 de outubro de 2022.

No Maranhão, onde atualmente o eleitorado é de 4 milhões e 550 mil eleitores, existem aproximadamente 274 mil eleitores que não compareceram nas revisões.

É bom lembrar que enquanto a pandemia durar não haverá coleta de dados biométricos.

O medo de viajar é grande

De acordo com dirigentes de empresas aéreas e de agências de viagens, o brasileiro que pretende (ou pretendia) comprar passagens aéreas para o Carnaval está mudando de planos com o aumento exponencial de casos de Covid.

Alguns resolveram manter as reservas já feitas – até por que faltam menos de 40 dias para o Carnaval.

Em contrapartida, desde o primeiro dia útil de janeiro, o volume de vendas de novos bilhetes caiu bastante. A queda para voos domésticos é menos impactante. Já a venda de passagens para o exterior teve um baque mais sensível.

É que viajar para outros países ficou muito complicado. Há muita incerteza, dificuldade de fazer os testes, enfim, uma série de fatores jogando contra.

Poderoso até hoje

Mesmo após deixar o cargo em razão de um episódio constrangedor, com direito a ofensas no Whatsapp, um ex-secretário doido para virar deputado anda fazendo promessas e oferecendo 'benesses' da pasta que comandou no passado.

A impressão para os que estão por perto é que a sua saída foi apenas figurativa, mas nos bastidores ele é quem comanda a dança das cadeiras e detém todo o poder.

Início de semestre

Janeiro é mês de retomada de atividades e estudos. Na Faculdade de Negócios Faene, as aulas do semestre terão início no dia 19 de janeiro, para os alunos dos cursos de pós-graduação. Já no dia 7 de fevereiro, os alunos dos cursos de graduação estarão de volta às salas de aula. A instituição fica localizada no Residencial Pinheiros e dispõe de diversos cursos, ministrados por professores maranhenses e de outros estados do Brasil.

Produtos e descontos

A Boti Promo chega para o verão 2022 em sua nova edição. Desta vez, o Boticário oferece descontos de até 50% em mais de 600 produtos da marca, que vão de itens para cuidados com a pele até opções em perfumaria.

Os produtos de Boti Promo podem ser adquiridos em todos os canais de venda do Boti: lojas físicas, site, aplicativo, revendedores e WhatsApp oficial. A promoção se estenderá até 23 de janeiro.

Para escrever na pedra:

“Toda a criação é autobiográfica. Porque, por mais que ela não fale do autor objetivamente, ela acaba dizendo muito sobre o autor”. De Nando Reis, cantor e compositor paulistano, cujo nascimento completou ontem 59 anos.

TRIVIAL VARIADO

Quem se der ao trabalho de ver o ranking das músicas mais tocadas no Brasil em 2021 vai ter uma grande decepção. Não há uma música sequer que se possa considerar de boa qualidade. A nossa música atravessa, atualmente, a sua pior fase.

Fique atento: na lista das reedições previstas pela L&PM em 2022, estão clássicos de Agatha Christie, a Dama do Crime. Se, como eu, você é fã da escritora britânica, se prepare: cem títulos voltarão às prateleiras.

No assunto: uma novidade será o combo Poirot no Oriente, com quatro aventuras do célebre detetive belga, entre elas Morte no Nilo – que deu origem a um filme homônimo, com lançamento previsto para fevereiro nos cinemas brasileiros.

Vale incluir no checklist da próxima viagem: a cidade de Punta del Este, no Uruguai, acaba de inaugurar um novo espaço: o Museu de Arte Contemporânea Atchugarry (Maca), em homenagem ao escultor Pablo Atchugarry.

O PSD vai apostar em candidatura própria para tentar ocupar o espaço da terceira via nos corações e mentes dos brasileiros. E o nome é o do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (MG). Foi isso o que o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, garantiu esta semana.

O babado do começo da semana foi a notícia de que ao saber que seu namorado, o médico Thalis Bolzan, testou positivo para a covid-19, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, fez o exame de RT-PC e entrou em isolamento preventivo. Leite teve Covid em julho de 2020 e já tomou duas doses da vacina.

Uma boa notícia para os aposentados: o valor máximo de aposentadorias e pensões pagas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) subirá de R$ 6.433,57 para R$ 7.087,22 em 2022. Esse também deverá ser a referência máxima para cálculo de contribuições à Previdência.

Completou ontem 109 anos do nascimento de Rubem Braga, considerado um dos maiores cronistas da literatura brasileira. E 46 anos da morte da escritora britânica Agatha Christie, que se destacou na publicação de icônicos romances policiais.

Surgida em novembro de 2020 e responsável pela maior parte das infecções e das 280 mil mortes na segunda onda de covid, a variante Gama não é detectada no Brasil desde o início de dezembro. Perdeu espaço para a Delta e depois para a Ômicron.

Uma onda de calor atinge Argentina, Paraguai, Uruguai e Sul do Brasil nos próximos dias, com temperaturas que variam de 40 a 50 graus centígrados.

Leia outras notícias em PortalNamira.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

Selo IVC
© 2019 - Todos os direitos reservados.