Pergentino Holanda

A arte ao alcance de todos os olhos

E mais: Réveillon de Cida e José Aparecido Valadão e a volta da maranhense Claudiane Benavenuto a São Luís.
PH10/01/2022 às 09h01
A arte ao alcance de todos os olhos

A obra Christina's World (O Mundo de Christina) é a pintura mais famosa já feita pelo pintor norte-americano Andrew Wyeth, e uma das mais bem conhecidas pinturas do século XX. Pintado em 1948, meu ano de nascimento, este trabalho é um dos destaques do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA). O quadro retrata Anna Christina Olson, vizinha de Wyeth. Nem todo mundo sabe disso, mas a cena exalta uma conquista da menina, que, quando criança, desenvolveu uma doença muscular degenerativa e não pôde mais caminhar. Na tela, ela usa os braços para se locomover. “O desafio para mim”, explicou Wyeth em um texto publicado na revista MoMA Highlights, “era fazer justiça à conquista extraordinária de uma vida que a maioria das pessoas consideraria sem esperança”. Belo exemplo.

Réveillon

O Réveillon de Cida e José Aparecido Valadão (mais famoso médico de cirurgia bariátrica do Maranhão) foi no Sheraton Hotel do Rio de Janeiro, com a filha Gabriela e o genro Maurício Lima Neto. Como manda a tradição, todos se vestiram de branco para curtir uma noite mágica

Uma festa em São Paulo para Fernando Motta

O arquiteto Fernando Motta iniciou 2022 comemorando em São Paulo seus 74 anos de idade, com um jantar íntimo, ao lado da esposa, designer Cintia Klamt Motta, do filho Rodrigo e da nora Marcella Tranchesi

Claudiane

Uma maranhense que conquistou a França

Há muito tempo radicada na França, onde foi casada com o famoso jornalista Jean-Louis Peytavin, a maranhense Claudiane Benavenuto está revendo São Luís, hospedada com os amigos Beth (na foto ao seu lado) e José Jorge Leite Soares. Em mais de duas décadas em terras francesas, Claudiane estudou gastronomia em Le Cordon Bleu (fita azul, em francês), que é uma rede internacional de ensino de gestão de hospitalidade e de escolas de culinária que ensinam cozinha francesa

Fernando França

Médico maranhense leva experiência a Goiânia

Jovem médico maranhense, o Dr Fernando França, especialista em implantes hormonais, emagrecimento, hipertrofia e longevidade inicia os atendimentos fora do Estado na cidade de Goiânia (Goiás) e muito bem instalado no complexo Orion Business na área nobre da cidade.

Maranhense brilha em Dakar

O maranhense Marcelo Medeiros, tetracampeão do Sertões, finalizou a sexta etapa do 44° Dakar com o quarto melhor tempo entre Quadriciclos FIM.

Com a especial encurtada devido ao mau tempo e as condições de pista desfavoráveis, o piloto da Tagracing Team completou os 101 quilômetros de trajeto em 1h11min04seg.

Na classificação geral da competição, o titular da Yamaha Raptor 700, #183, recuperou uma casa, ficando na nona posição, somando o total de 47h43min23seg.

Ontem, começou a segunda parte do 44º Dakar

Medeiros, que partiu da 12ª posição, estava focado em recuperar-se na cronometragem geral e melhorar seu posicionamento. Chegou com o terceiro melhor tempo no primeiro ponto de controle e, no abastecimento do segundo check-point, em quarto.

No domingo começou a segunda parte do 44º Dakar, que passa pelas cidades de Al Dawadimi, Wadi Ad-Dawasir e Bisha, antes de retornar a Jeddah onde será a linha de chegada.

O piloto da Tagracing Team e seu Yamaha Raptor 700 vão percorrer, durante estas duas primeiras semanas do ano, a um total de 8.404 quilômetros, dos quais 4.129 km serão especiais cronometradas e o restante divididos entre trechos iniciais e finais de deslocamento.

De Eliézer para o mundo

Construído aos poucos por um obcecado por tudo de belo e instigante que a mente humana é capaz de criar, um acervo particular inédito, com centenas de obras inéditas, está prestes a ganhar o mundo. E o melhor: em um espaço público e gratuito.

Por sugestão de amigos, Eliézer Moreira Filho estaria disposto a levar sua coleção para uma mostra permanente numa galeria de arte particular.

Ao longo de mais de meio século, ele investiu muito dinheiro em trabalhos artísticos. A seleção é variada, com destaque para os maranhenses que no século passado inauguraram nova fase da pintura no país.

Cinco anos sem aumento?

O movimento que os funcionários públicos federais estão fazendo para obter um aumento salarial em massa é mais uma dessas demonstrações perfeitas de por que, na prática, o Brasil é esta desgraça social que não muda nunca.

O país não melhora, e nem pode melhorar, se o Estado continua engolindo, para o seu próprio sustento, uma parte cada vez maior de tudo o que a sociedade produz.

O argumento central dos servidores é uma piada: dizem que há cinco anos estão sem um “aumento geral”. E os 200 milhões de brasileiros, ou mais ou menos isso, que não são funcionários públicos? Quando foi que tiveram o último “aumento”?

Isso não existe, simplesmente: a população é remunerada por conta das realidades do mercado de trabalho, do mérito individual, do valor relativo das ocupações profissionais e assim por diante. O resto é a bolha do Estado.

Projeções mapeadas

Uma das grandes atrações de São Luís durante as festas de fim de ano foi a iluminação especial com mapping (projeções mapeadas com uso de laser) na fachada do Palácio dos Leões e no prédio restaurado da antiga estação da Refesa, no Centro Histórico, foi vista até o último domingo nesta Capital.

A ideia, deu um toque especial a essa região tão maltratada - que começa a ganhar novas feições. Os feixes de luz em 3D ocuparam áreas imensas e causaram grande admiração do público.

DE RELANCE

O reflexo da cultura do abstrato

Grande sucesso recente da Netflix, o filme “Não olhe para cima” tem despertado a atenção e a curiosidade de muitos espectadores devido aos artistas e ao conteúdo que fazem parte da produção.

Recheado de estrelas como Meryl Streep, Jennifer Lawrence, Leonardo DiCaprio, Tyler Perry, Jonah Hill, Cate Blanchett, Timothée Chalamet e Rob Morgan, a obra conta também com participações especiais da popstar Ariana Grande e do rapper Kid Cudi. Todos, juntos, sob a direção de Adam McKay, levam ao público uma visão de como em um mundo com tantas fontes de informações, a verdade pode ser contada de diversas maneiras.

Na produção, personagens fictícios demonstram como estão fúteis e egoístas os interesses da massa. Além disso, a produção revela como uma verdade pode ser alterada, principalmente quando os líderes de uma nação colocam os seus interesses na frente da segurança da população e difundem uma série de inverdades.

Brizola, 100 anos

Uma série de homenagens está sendo preparada para celebrar o centenário de nascimento do ex-governador Leonel Brizola, falecido em 2004. No próximo dia 22 de janeiro, completa 100 anos do nascimento do caudilho gaúcho.

Em Porto Alegre, a Fundação Caminho da Soberania patro­cinará peça de teatro, que contará a história do político.

Na sexta-feira, começaram os trabalhos de limpeza e restauração da estátua de Brizola, ao lado do Palácio Piratini, na capital gaúcha.

Cursos da grade

O mundo vive um cenário incerto e a economia é a área que mais sente o impacto gerado com os reflexos da pandemia. Com isso, as oportunidades ficam cada vez mais escassas e cabe ao profissional buscar meios de se destacar. Daí a importância dos cursos de pós-graduação.

Esta semana, a Faculdade de Negócios Faene, com sede no Residencial Pinheiros, em São luís, divulgou alguns cursos de sua grade, entre eles, Negócios e Inovação, Engenharia de Manutenção, Gestão de Pessoas, Marketing e Consumo, Auditoria, Controladoria e Finanças, Engenharia Portuária e Logística Marítima, Logística e Supply Chain e Qualidade e Produtividade.

Para escrever na pedra:

“Não há amigo tão leal quanto um livro”. De Ernest Hemingway.

TRIVIAL VARIADO

A votação popular do Troféu Mirante Esporte, que está completando 17 anos em 2022, continuarão abertas até a próxima sexta-feira, dia 14. Considerado o “Oscar do esporte maranhense”, o evento promovido pelo Grupo Mirante vai premiar 27 modalidades.

Um dos melhores restaurantes desta Capital, o “Petisqueira da Mamãe” fecha as portas para férias coletivas durante as festas de Natal e Ano Novo. Este ano, a reabertura está confirmada para o próximo dia 14, quando o Chef Anderson Theodomiro reassume o comando da casa.

No assunto: durante duas semanas, Theodomiro viajou por sua Minas Gerais, onde foi rever a família, e fiz uma incursão nas vinícolas da serra gaúcha, conhecendo as novidades sobre vinhos nacionais.

Sábado, no Bistrô Casa Almendra, Thatiana e César Bandeira, com o filho Carlos Eduardo e a namorada Camila Rocha (cardiologista do UDI Hospital), dividiam mesa com Cida e José Aparecido Valadão. Como bons apreciadores de vinho, degustaram o brilhante Catena Zapata Malbec Argentino 2018.

Foi um grande sucesso, na tarde/noite de sábado, o evento “Samba no Quintal”, no Quintal Lagoa, charmoso empreendimento na Lagoa da Jansen com gastronomia de boteco, com ambiente amplo, atendimento personalizado e palco para receber expoentes do samba e artistas locais da nova geração.

Tem mais: a cargo do renomado chef Gustavo Araújo, considerado expert na arte de comida de boteco, a gastronomia do Quintal Lagoa faz a diferença para quem gosta da noite e de samba. O Quintal Lagoa tem à frente os empresários Mariana Monteiro, Evandro Santos, Álvaro Carneiro e Cristiano Barroso Fernandes.

Leia outras notícias em PortalNamira.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

Selo IVC
© 2019 - Todos os direitos reservados.