Pergentino Holanda

O Réveillon de Anna Torres em Paris

E mais: TJMA doa aparelho de ressonância magnética ao Hospital Aldenora Bello e o Dia da Gratidão.
PH06/01/2022 às 11h16
Anna Torres no Réveillon de Paris

Em Paris, onde reside há quase vinte anos, a cantora maranhense Anna Torres, que desfruta de grande prestígio na cena musical da Europa, caiu na folia para saudar em grande estilo a chegada de 2022. Ela reuniu amigos brasileiros e franceses para um réveillon com muito charme, muita ginga e a melhor música

Aparelho

Aparelho de ressonância magnética contra o câncer doado pelo Tribunal do Trabalho do Maranhão em processo comandado pelo desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho. Com ele, acabou a fila de radioterapia no Hospital Aldenora Bello. Estavam presentes o Secretário estadual de Saúde, Carlos Lula, representando o governo do Estado, o prefeito Eduardo Braid, Jaime Monjardim, Dra Silvia Feitosa, e o atual diretor do Hospital, neto da dona Enide Dino, Antônio Dino Tavares

Conceição Melo Rolim, Assessora Jurídica, e Sebastião Vanderlaan Rolim, Presidente da APAE de São Luís

A importância de ajudar ao próximo

Muitos nem sabem, mas no dia 6 de janeiro é celebrado o Dia da Gratidão no Brasil. Segundo pesquisadores, a data faz alusão ao Dia de Reis, quando os Reis Magos chegaram ao local de nascimento de Jesus para visitá-lo. Outros apontam a data como um marco no início de cada ano para celebrar as conquistas e bênçãos recebidas, e praticar algo que deveria ser diário, mas acaba sendo até esquecido: o ato de agradecer por tudo o que se é pelo que se tem.

E vale lembrar que os psicólogos são unânimes em afirmar que, praticar a gratidão faz muito bem à saúde mental e física! Entre os diversos benefícios do ato de agradecer está a elevação do humor, que por sua vez melhora a qualidade dos relacionamentos interpessoais, e até ajuda a aumentar a imunidade, afastando males como a depressão.

Já o hábito de reclamar possui o efeito contrário da gratidão. Ele desperta um conjunto de sentimentos ruins, como tristeza, raiva, ansiedade e desesperança. E o mais grave, provoca a elevação da produção do hormônio do estresse, o cortisol, causador de uma série de problemas para o corpo e para a mente.

A importância de ajudar ao próximo...2

E quando a gratidão vem acompanhada de melhoria da qualidade de vida o sentimento de felicidade é ainda mais forte! Como foi para pacientes com deficiências, assistidos pela APAE de São Luís que começaram o ano com vida nova, graças aos equipamentos entregues pela instituição no último mês de dezembro, e que melhoraram muito suas condições de vida cotidiana.

Para o pequeno Messy Silva Trindade, portador de paralisia cerebral, o presente de Natal veio em forma da tão sonhada cadeira de rodas especial que ele tanto desejava e que sua família não tinha condições de comprar. Messy e seus familiares receberam do Centro Especializado em Reabilitação CER-III da APAE de São Luís a cadeira de rodas adaptada para pessoa com tetraplegia e ainda, uma cadeira de banho novas.

É preciso falar sobre Covid

Ninguém aguenta mais. O momento exige cautela e atenção. Os números de casos confirmados de Covid-19 deram um salto nos últimos dias e, como reflexo das festas do final de 2021, tendem a seguir aumentando.

Não se trata de entrar em pânico. A maioria da população – apesar das teorias da conspiração e do negacionismo de uma minoria – está vacinada. Ainda assim, a variante Ômicron é altamente transmissível.

Essa peculiaridade, aliada à circulação de outros vírus (como o da gripe) e ao risco de coinfecção, está abarrotando as portas de entrada do sistema de saúde.

É importante ressaltar que a taxa de ocupação em leitos de UTI no Maranhão, ao menos por enquanto, está com a situação sob controle.

Municípios e enchentes

Erlânio Xavier, presidente da Federação dos Municípios do Maranhão, colocou o corpo técnico da entidade à disposição dos prefeitos de municípios atingidos pelas enchentes.

Desde o mês de dezembro, a Federação vem monitorando os municípios e acompanhando levantamentos da Defesa Civil sobre a situação das primeiras cidades a enfrentar esse flagelo.

Xavier solicitou ao Departamento Jurídico da entidade municipalista que repasse aos gestores as orientações da Recomendação Jurídica que trata do reconhecimento e decretação de situação de emergência ou estado de calamidade pública.

A Famem dispõe aos gestores orientações em link exclusivo.

Suspensão da Feirinha

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, deve anunciar, ainda nesta quinta-feira, a suspensão da Feirinha São Luís, que ocorre aos domingos. A paralisação deve ocorrer por três fins de semana.

Eduardo Braide já havia confirmado o cancelamento da programação oficial de Carnaval na cidade. Nos dois casos, o motivo alegado é o avanço da Covid-19.

Engenharia Ferroviária

A Faculdade de Negócios Faene deve anunciar um novo curso este ano. Trata-se do inédito MBA em Engenharia Ferroviária, destinado, entre outros, a engenheiros de transporte, mecânicos, de produção, civil, aos tecnólogos em logística de transporte e demais profissionais graduados que atuam no setor ferroviário e que buscam alta qualificação para atividades correlatas.

A campanha deverá ter início no dia 17 de janeiro.

Bloquinho no Urbano

É nesta quinta-feira, 7, o bloquinho “Se Tu Não Quer...”, a ser realizado no Urbano, na Ponta d’Areia, com o selo da Salve Simpatia Produções.

O evento é somente para convidados. E a iniciativa é das produtoras culturais Mirella Castelo Branco e Ana Sousa Motta, que realizavam esse mesmo encontro na época do Boteco da Terra, no Olho d'Água.

A programação, claro, será em ritmo de Carnaval.

IEL e Curso de Power BI

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MA) abriu nova turma para o Curso de Power BI neste mês.

O treinamento completo com certificado, contempla todas as funcionalidades para a importação de dados e criação de relatórios no Power BI Desktop e Power BI Service, oferecendo tudo o que um profissional precisa para acessar, visualizar e analisar seus dados de forma rápida e fácil, enquanto é traçado a base para um futuro promissor impulsionado pela área de Business Intelligence.

Muito se ouve sobre as maravilhas que este recurso tecnológico traz. O Power BI é um conjunto de serviços que visa facilitar a conexão com seus dados em qualquer ambiente que eles estejam (local ou na nuvem), permite que você crie visualizações completas e atrativas, bem como aplique filtros, publique e compartilhe relatórios e Dashboards com quem quiser.

Alguém acredita que Adélio agiu sozinho?

O presidente Jair Bolsonaro está convicto de que a tentativa de assassinato que sofreu em setembro de 2018 em Juiz de Fora (MG) não foi obra de um homem só, e que Adélio Bispo não tem nada de maluco. Agora, o caso do atentado ao presidente passa a ser investigado por um experiente delegado federal: Martin Bottaro Purper, de 43 anos, que já investigou o Primeiro Comando da Capital.

O foco será esclarecer se Adélio Bispo de Oliveira, o desempregado que tinha cartões de crédito internacionais, laptop, adquiria passagens aéreas para diversos locais do Brasil e costumava frequentar gabinetes da Câmara dos Deputados, sendo defendido por uma qualificada banca de advogados, contou com a ajuda de terceiros ou agiu a mando de alguém.

A perícia nos aparelhos celulares dos advogados de Adélio poderão ajudar nesse objetivo. Bolsonaro questiona até hoje o trabalho realizado pela PF, que não coletou qualquer evidência de que Adélio tenha sido auxiliado por outras pessoas ou obedecido a um mandante.

A Justiça o considerou doente mental e, por isso, inimputável.

Um aceno aos governadores

O presidente Jair Bolsonaro sancionou lei que flexibiliza teto de gastos dos Estados.

Na prática, o novo dispositivo vai permitir que o dinheiro repassado por meio de emendas parlamentares não seja incluído no limite de gastos de unidades da Federação.

A medida interessa diretamente ao Maranhão, pois altera duas leis: a lei complementar nº 156/16, que criou o Plano de Auxílio aos Estados e ao Distrito Federal, cujo objetivo é estabelecer medidas de reequilíbrio fiscal, e a lei que instituiu o Regime de Recuperação Fiscal dos Estados (nº 159/2017).

Para escrever na pedra:

“Quanta violência existe contra a mulher! Chega! Machucar uma mulher é ultrajar a Deus, que tirou a humanidade de uma mulher”. Do Papa Francisco, durante a missa na Basílica de São Pedro em homenagem à Virgem Maria, quando fez uma homilia na qual chamou a violência contra as mulheres de insulto a Deus.

TRIVIAL VARIADO

Quem muda de idade nesta primeira quinta-feira do ano é uma das senhoras mais queridas e admiradas desta cidade: Teresa Cristina Murad Sarney, presidente do Grupo Mirante. Amanhã será a vez do marido Fernando Sarney também festejar aniversário. Por causa da gripe e da Covid-19, não haverá festividades.

Nocauteada por uma forte gripe que está grassando nesta temporada pós-réveillon, Glorinha Holanda, que hoje completa 60 anos, adiou para uma data mais propícia a comemoração, em família, de sua nova idade.

Outro aniversariante de amanhã, dia 7, é o empresário e ex-deputado Manoel Ribeiro. Nascido em 1948, capricorniano, ele vai comemorar a data com um jantar em sua residência no Olho d'Água, seus bemvidos 74 anos.

O jornalista Evandro Júnior, que é colaborador assíduo desta coluna, testou positivo para Covid-19. Vacinado e já isolado, por recomendação médica, os sintomas apresentados até agora não são motivo de maiores preocupações. Graças a Deus!

Entre 3 de março e 1º de abril acontece a janela partidária, período em que deputadas e deputados federais, estaduais e distritais poderão trocar de partido para concorrer às eleições deste ano sem perder o mandato.

Quem vê e ouve a virulência das críticas de artistas ao presidente Bolsonaro precisa entender o contexto todo. A redução de 50% do teto da Lei Rouanet de renúncia fiscal para apoio a artistas já começa a trazer consequências: artistas que mamavam nos recursos públicos sem prestar contas, chegam ao desespero. E perdem compostura na crítica ao Presidente.

Vinte dias após aval da Anvisa para procedimento, Ministério da Saúde confirmou imunização da faixa etária entre cinco e onze anos sem necessidade de apresentar prescrição médica. Remessa inicial é de 1,248 milhão de unidades da Pfizer.

Tome nota: estimativa de público-alvo no Brasil é de 20,5 milhões. Se prazos forem cumpridos, Estado poderá enviar ampolas aos municípios antes do dia 20 de janeiro.

Leia outras notícias em PortalNamira.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

Selo IVC
© 2019 - Todos os direitos reservados.