Celebração

Réveillon 2022: Veja a programação da queima de fogos em São Luís

Com efeito sonoro reduzido, o espetáculo conta com dois pontos estratégicos na capital maranhense.

Na Mira

Atualizada em 26/03/2022 às 18h44
Como não haverá festas públicas, por causa da pandemia, a distribuição dos pontos pela Ilha é uma maneira de comemorar o ano novo com mais segurança, em casa e com os familiares.
Como não haverá festas públicas, por causa da pandemia, a distribuição dos pontos pela Ilha é uma maneira de comemorar o ano novo com mais segurança, em casa e com os familiares.

SÃO LUÍS - O céu da capital maranhense começará 2022 com muitas cores e luzes. A tradicional queima de fogos realizada para celebrar a chegada do novo ano contará com pontos localizados na Avenida Litorânea e na Avenida Beira-Mar. Com efeito sonoro reduzido, duração da homenagem ao Réveillon também foi reduzida para aproximadamente um minuto e meio.

Os pontos foram distribuídos de forma estratégica para permitir que as pessoas vejam o espetáculo sem sair de casa. “Será uma queima de fogos mais reduzida, de um minuto e meio no máximo. Será descentralizada, em alguns pontos da Ilha”, comentou o secretário de Cultura do Maranhão, Anderson Lindoso.

O Governo do Maranhão não realizou nenhum evento aberto ao público este ano por causa da pandemia provocada pela Covid-19, mas decidiu manter a queima de fogos para celebrar a chegada de 2022. A estrutura já está montada e conta com bombas em tubos de fibra de vidro.

Saiba Mais:

Prefeito Eduardo Braide anuncia cancelamento da festa de Réveillon em São Luís

Estruturas para queima de fogos do Réveillon estão sendo montadas em São Luís

Os efeitos sonoros da queima de fogos foi amenizado pela produção de explosivos que produzem um baixo efeito sonoro e tem como principal objetivo os efeitos estéticos e visuais. O barulho gerado pelos artefatos causa incômodo em pessoas hospitalizadas, bebês, autistas, idosos com Alzheimer e animais. “Também faremos uma queima de fogos com estampido reduzido. Serão fogos com sons abafados, bem reduzidos, para não levar transtornos às pessoas e aos animais”, acrescentou Lindoso.

Para garantir a segurança do espetáculo, o Corpo de Bombeiros confirmou que os pontos foram aprovados após avaliação. Em Imperatriz, também haverá queima de fogos, igualmente com som reduzido.

Em Imperatriz, também haverá queima de fogos, igualmente com som reduzido.
Em Imperatriz, também haverá queima de fogos, igualmente com som reduzido.

Réveillon em casa

Com o intuito de reduzir o aumento de casos de Covid-19 na capital maranhense, o Governo do Maranhão já havia informado desde o dia 29 de novembro que não seria realizada a festa oficial de Réveillon em São Luís na virada deste ano para o próximo. A decisão foi confirmada pelo secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso, em contato com o Imirante.com, logo após anúncio de cancelamento da festa pelo prefeito da capital, Eduardo Braide (Podemos). “Ainda não vemos condições sanitárias de realização de um evento para 60 mil, 70 mil pessoas, como sempre ocorre na Litorânea’’, afirmou o secretário.

Apesar da não realização da festa de Réveillon, um forte esquema de segurança foi preparado para a data. A Polícia Militar do Maranhão vai utilizar um aporte maior de viaturas para alguns locais específicos, como a Avenida Litorânea e outros pontos da orla, além de barreiras nas principais vias e incursões com viaturas de área nos bairros de São Luís. "Este ano não faremos novamente festa de Réveillon, atendendo orientações das autoridades sanitárias. Em contrapartida, teremos a tradicional queima de fogos para manter o brilho da virada do ano, na noite do dia 31 para o dia 1º de janeiro. Na extensão da Litorânea, bem na região que ficam os quiosques, nós isolaremos o espaço para que as pessoas possam assistir de lá, de suas casas ou de locais próximos, claro, evitando aglomerações e utilizando máscaras”, explicou o secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.