Pergentino Holanda

Jonas Esticado no Réveillon Privilégio

E mais: almoço em homenagem a Gastão Vieira e os rituais para receber 2022.
PH29/12/2021 às 09h25
Jonas Esticado

É grande a expectativa em torno das atrações musicais que vão garantir o sucesso do Réveillon Privilégio, do Rio Poty Hotel, na Ponta d´Areia, sem dúvida a mais esperada e mais bem transada festa de São Luís para saudar 2022.

Um dos artistas mais badalados é o cantor Jonas Esticado, que promete apresentar um repertório espetacular. Antes dele, se apresenta Vitor Fernandes, que fará o show da virada seguido de Jonas Esticado.

Mas a noitada começará em ritmo do melhor samba, às 21h30, com o excelente Grupo Argumento.

Outra grande atração, prevista para cantar até o dia amanhecer, será a sensacional cantora Fabrícia e sua Banda, que encerram no mais alto estilo e com muito axé a programação da noite.

Repórter PH com o cantor Victor Hugo

O Repórter PH com o vocalista e dono do Grupo Argumento, Victor Hugo Cândido, que vai agitar com muito samba a abertura do Réveillon do Rio Poty Hotel

Almoço em homenagem a Gastão

Deputado federal, advogado formado pela Universidade Federal do Maranhão e mestre em Direito pela PUC/RJ, Gastão Vieira já ocupou cargos importantes na Câmara dos Deputados, dentre eles, duas vezes presidente da Comissão de Educação e Cultura e Secretário da Comissão de Assuntos Econômicos e Dívida Social e Desenvolvimento Regional do Parlamento Latino Americano, além de secretário de Estado no Governo Roseana Sarney.

Ontem, ele foi homenageado com almoço pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), representada pelo presidente Edilson Baldez das Neves e a diretoria da entidade, em reconhecimento ao trabalho incansável do parlamentar na Educação.

Foi Gastão quem relatou o projeto de Lei 13.935/19, sancionado na última segunda pelo presidente Jair Bolsonaro, que permite que as entidades do Sistema S façam parcerias com Estados e municípios para ofertarem vagas de educação básica e profissional com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Benedito Buzar, Edilson Baldez das Neves com o deputado Gastão Vieira

Rituais para a chegada do Ano Novo

As viradas de ano são sempre rodeadas de expectativas, positividade e desejos por uma nova fase.

Para isso, todos os anos, diferentes rituais são seguidos ao longo de todo o mundo para que as energias positivas sejam concentradas: usar roupas brancas ou roupas novas, trajes de baixo de diferentes cores, pular as sete ondinhas do mar… e, é claro, as superstições gastronômicas, que não poderiam ficar de fora.

Para quem acredita no poder das energias positivas, a ceia de Ano-Novo é um dos momentos mais importantes! Por isso, é bom pensar e organizar muito bem os pratos que serão servidos, para entrar com o pé direito em 2022.

O que comer para dar sorte

A lentilha é mundialmente conhecida por estar relacionada à sorte financeira. Em sua simbologia, reza a lenda que atrai prosperidade, renovação e renascimento, além de, claro, ser rica em ferro, cálcio e fibras solúveis.

Originário da Espanha, o ritual de comer doze uvas é que cada uma representa um mês do ano que está por vir. Em ordem, é preciso prestar atenção no amargor e na doçura de cada uma, porque isso pode representar dificuldades ou a simplicidade dos meses correspondentes.

Os rituais envolvendo a romã são feitos para atrair fertilidade, prosperidade e fartura. É importante guardar sete caroços até o Dia de Reis, em 6 de janeiro, e, após, guardar na carteira para atrair dinheiro!

Não esqueça das superstições

Alguns supersticiosos dizem que é importante não consumir carne de animais que andem para trás, para que a vida siga em frente em uma nova e boa fase!

Portanto, as aves devem ficar de fora da ceia. Por isso, os peixes são a escolha perfeita para celebrar a virada de ano.

Para fechar nossa lista, é claro que o champagne (vinho espumante) não poderia ficar de fora, certo? Bebida clássica em qualquer tipo de celebração, é símbolo de felicidade e riqueza. Dizem que é necessário fazer um brinde e tomar uma taça de champagne já no primeiro minuto da virada. Além disso, quanto mais longe a rolha voar, mais sorte você deve ter no novo ano!

Prorrogado bloqueio de aposentadoria

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prorrogou mais uma vez a suspensão do bloqueio de aposentadorias por ausência de prova de vida.

A portaria está publicada no Diário Oficial da União de ontem e altera para as datas de início do bloqueio dos pagamentos em caso de não realização da prova de vida definidas em ato anterior.

Segundo a nova medida, o segurado, aposentado ou pensionista do INSS só passará a ter o benefício suspenso a partir de julho de 2022, em caso de ausência de comprovação de vida do titular do benefício.

A norma anterior previa o bloqueio já a partir de janeiro.

A prova de vida deverá ser realizada no mês de aniversário do titular do benefício em qualquer agência da instituição financeira responsável pelo pagamento do benefício.

Doce ou salgada?

Não só pelo baita elenco, o filme Não Olhe Para Cima é mesmo muito bom. Basicamente, prende a atenção e, ao mesmo tempo, expõe e ironiza a ignorância e o momento de radicalização planetária.

Tem gente que jura que o Brasil e seus personagens serviram de inspiração. Tem até uma ema futurista que, digamos, se alimenta do antagonismo com uma presidente.

Mais não conto, para não estragar a diversão alheia. Mas há um aspecto que deve ser considerado, no momento em que tanto precisamos de remédios, porque o diagnóstico é claro.

Duvido que depois de assistir a Leonardo DiCaprio e Meryl Streep brilharem, alguém tenha mudado de ideia sobre aquecimento global e vacinas.

O filme teria obrigação de tentar? Não. Mas isso não impede a constatação de que a narrativa se insere e reproduz o modelo que alega combater. Mesmo assim, é bom. Com pipoca, então, fica melhor ainda.

O filme está disponível na plataforma de streaming Netflix.

Como lidar com a morte

Eis um filme que esta coluna recomenda como imperdível: A Mão de Deus, do cineasta italiano Paolo Sorrentino, um forte candidato ao Oscar.

É de causar impacto. Não vou comentá-lo, por enquanto. Peço apenas que assistam – e se puderem antes do final do ano.

Assim que o filme terminou, pensei que aquela história poderia ser também uma grande metáfora de nosso tempo, pois para além do enredo que traz um adolescente como protagonista e sua tragédia familiar, o filme nos ensina como olhar para o futuro depois de uma grande perda.

Na verdade, A Mão de Deus nos revela com toda a delicadeza que a melhor forma de lidar com a morte de pessoas próximas é celebrando a vida.

DE RELANCE

Um foco na retomada da esperança

Especial "Fé na Vida", que vai ao ar até quinta-feira, na TV Mirante, fala de sonhos e projetos que foram interrompidos.

Mais de 600 mil brasileiros perderam suas vidas. Depois de dois anos de dores com a pandemia de Covid-19, o avanço da vacinação e a flexibilidade das restrições começam a dar espaço para a esperança de que a crise sanitária vai passar, conectando os corações de milhões de pessoas.

São histórias inspiradoras com olhar voltado para a família, o trabalho e os sonhos, que estão sendo contadas no especial de final de ano Fé na Vida até amanhã, após Um Lugar ao Sol.

Um foco na retomada...2

Durante mais de dois meses, os repórteres Murilo Salviano e Tábata Poline percorreram 10 Estados de todas as regiões do Brasil atrás destes personagens da vida real.

Entre os locais visitados, está o barracão da escola de samba carioca São Clemente, que pretende homenagear o ator Paulo Gustavo no próximo Carnaval. A equipe encontrou Dona Déa Lúcia e Thales Bretas, mãe e marido do humorista.

Acompanhada da banda com quem se apresentava ao lado do filho, ela prepara uma versão em português da canção Smile, de Nat King Cole.

– Sorrir faz tudo florir dentro de você – ressalta uma orgulhosa Dona Déa Lúcia.

“Amanhã”, de Guilherme Arantes

A propósito: na abertura do especial, a música Amanhã, de Guilherme Arantes, também ganhou uma versão inédita, cantada por Gloria Groove.

– A esperança é, muitas vezes, a única coisa que as pessoas têm. Não romantizamos. A realidade é duríssima. É uma questão de resiliência obrigatória. Muitas vezes essas pessoas não sabem o que vão comer amanhã, mas têm a esperança de que vai melhorar.

– Está difícil? Está, mas acreditamos que vai melhorar – relembra Tábata sobre a mensagem do programa, cujas gravações começaram no Terminal Rodoviário Tietê, em São Paulo, o maior da América Latina e principal ponto de chegadas e partidas do Brasil.

Carnaval gera muita expectativa

A indústria do Carnaval maranhense, ou mais especificamente a folia de São Luís, está à beira de um ataque de nervos.

Quer porque quer uma definição sobre a festa, marcada para de 24 de fevereiro a 1º março, e os governos estadual e municipal batem pé firme: o momento ainda é de incerteza, não dá.

Ou melhor, há mais de 60 dias os números negativos, novos casos e óbitos não baixam. E para completar, na Europa, países como Alemanha e Rússia já chamam abertamente o ressurgimento da Covid com força de 4ª onda.

– Em São Paulo, o prefeito (Ricardo Nunes – MDB) disse que ia fazer e o governador João Doria apoiou. Já se contratou até a Ambev como patrocinadora. Lá na frente, se não houver condições, cancela.

Quem participa há muitos anos da coordenação do nosso Carnaval diz que para efeito de organização já passou do prazo. E por aí conclui-se o óbvio: se houver Carnaval, jamais será como sempre.

Ciro Nogueira agora briga pela vice

Presidente nacional do PP, o senador Ciro Nogueira virou alvo de alguns políticos como símbolo de desvio de conduta, apesar das críticas serem frutos de atos legais.

Ele se reelegeu senador em 2018, aos 43 anos, em aliança com o governador Wellington Dias, do PT. Tem como suplente D. Eliane Nogueira Lima, 72 anos, a mãe.

Agora, ele virou ministro da Casa Civil e ela assumiu o Senado. Nesse cenário, ele que não é candidato ano que vem, fica ministro até o fim e a mãe senadora.

E parece que gostou. Tudo fez para Bolsonaro se filiar ao partido, não emplacou, agora briga pela vice oferecendo a sigla ao deputado federal do Rio Grande do Norte, ministro das Comunicações.

Para escrever na pedra:

"Ainda bem que sempre existe outro dia. E outros sonhos. E outros risos. E outras pessoas. E outras coisas. (De Clarice Lispector).

TRIVIAL VARIADO

São muitos os réveillons particulares que estão programados em São Luís. Os mais emblemáticos – e com maior número de convidados – são os de Ceres e Roosevelt Murad, no Calhau, e de Ana Lúcia e Mauro Fecury, na Península da Ponta d´Areia.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública calcula que, em 2021, mais R$344 milhões foram retirados das mãos de criminosos. É o resultado do investimento em ações integradas entre as forças federais e estaduais.

No assunto: de janeiro a novembro deste ano, foram planejadas e executadas 37 operações em todo o país, 35% a mais em relação ao ano passado.

Ontem foi o Dia Internacional do Homem. Pelo visto, não dá Ibope. Só teve alguns médicos recomendando cuidados com a saúde masculina.

Daniella e Alfredinho Duailibe seguem amanhã, com toda a família, para Fortaleza, onde passam o Réveillon. Aliás, as festas de Ano Novo da capital cearense são sempre glamourosas e com grandes atrações musicais.

Melina e Luiz Carlos Cantanhede Fernandes escolheram a paradisíaca Trancoso, na Bahia, para romper o Ano Novo. E levaram junto os filhos Luiz Eduardo e Luiza (com o noivo Mário Fernando).

Ontem, eles se despediram de 2021 em jantar com os amigos Ana Lúcia e Amaro Santana Leite, Déia e Luiz Campos Paes, Flávia e Nilson Ferraz e este Repórter PH, no Bistrô Grand Cru, onde pontificavam a desembargadora Nelma Sarney com as cunhadas Josete Lobão e Ana Maria Sarney (esta, com a filha-vereadora Karla Sarney.

Em tempo: uma das mesas mais movimentadas reunia um grupo mais jovem em torno do blogueiro Oton Lima, que estava comemorando a nova idade, com direito a bolo de aniversário e coro de “parabéns pra você”.

Leia outras notícias em PortalNamira.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

Selo IVC
© 2019 - Todos os direitos reservados.