Fim de ano

Ceia com ou sem uva passa: veja os benefícios do fruto para sua saúde

''Polêmico'' nas confraternizações, o alimento é livre de colesterol e gordura.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 26/03/2022 às 18h53
A uva acompanha os principais pratos natalinos.
A uva acompanha os principais pratos natalinos. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Quando o Natal se aproxima, os memes com a uva passa começam a aflorar na internet. Isso porque a tão famosa fruta se torna a grande questão das ceias natalinas e divide opiniões: ter ou não ter no cardápio? Mas o fato é que o ingrediente, que aparece nas receitas com arroz e com farofa, traz diversos benefícios à nossa saúde.

“As uvas passas são ricas em fibras, vitaminas e minerais. Uma pequena porção da fruta pode ajudar a regular o intestino, fortalecer o sistema imunológico, reduzir o colesterol LDL, além de ter propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares”, pontua a nutricionista e professora, Rayana Silva de Almeida.

Com benefícios para diversos sistemas integrados do corpo humano, Rayana Silva de Almeida, traz outros destaques da uva passa para a nossa saúde:

1. Regulação intestinal: por terem fibras, as uvas passas contribuem para o processo digestório e têm efeito laxativo, auxiliando para quem tem intestino preso. Além disso, ela favorece a absorção de nutrientes e ajuda na eliminação de toxinas e radicais livres, que podem piorar a constipação. Uma porção de 40 gramas de uva passa tem 1,5 grama de fibras — o equivalente a 6% das necessidades das mulheres e 4% da dos homens;

2. Contribui para o fortalecimento do sistema imunológico: a uva passa também é rica em vitaminas de complexo B e minerais como o ferro, essenciais para prevenção de anemia. A fruta também possui o cobre, estimulante natural para a produção contínua de células vermelhas. Por fim, tem arginina e ajuda no fortalecimento do corpo contra fraquezas e mal-estar;

3. Atua na proteção contra doenças do coração: uvas passas ainda são ricas em catequina, antioxidante eficaz para eliminar o colesterol e limpar as artérias, além de regular a pressão e colaborar com a boa circulação;

4. Colabora com a prevenção do câncer: por ter antioxidantes que agem contra os radicais livres, elas ajudam a evitar agentes correlacionados ao surgimento de tumores.

5. Age contra infecções: os chamados fitonutrientes pofenólicos estão presentes na fruta e possuem propriedades anti-inflamatórias que ajudam na redução de febres e ação de bactérias.

6. Trabalha no cuidado dental: um dos seus componentes é o ácido oleanolico que atua contra cáries, sensibilidade e fragilidade dentária ao impedir o desenvolvimento das bactérias responsáveis pelo tártaro. O ácido ainda é útil contra o mau hálito. Além disso, por ser rica em cálcio, fortalece os dentes e seu esmalte.

7. Dá mais energia ao corpo: a frutose aumenta o nível energético e ajuda a absorver minerais e vitaminas importantes. Com isso, aumenta-se o rendimento físico em atividades do cotidiano.

8. Fortalece os músculos: o potássio também ajuda na melhor contração dos músculos e do sistema nervoso. Quando unido a uma quantidade moderada de sódio otimiza o processo de hipertrofia.

9. Fortalece dentes e ossos: o cálcio e o ferro não só ajudam os dentes, como também os ossos a ficarem mais fortes e resistentes. Além disso a uva passa tem boro, que auxilia na composição óssea.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.