Obra

Presépio de papel machê é atração para turistas e moradores de São Luís

A obra artística que mostra aspectos da religiosidade, cultura popular e artesanato tem personagens em tamanho natural confeccionado na técnica papel machê e pintura a mão livre.

Na Mira, com informações do Governo do Maranhão

Atualizada em 26/03/2022 às 18h56
Foram inseridos elementos maranhenses ao presépio natalino com referências ao bumba meu boi.
Foram inseridos elementos maranhenses ao presépio natalino com referências ao bumba meu boi. (Foto: Divulgação / Governo do Maranhão )

SÃO LUÍS - Inaugurado na última sexta-feira sexta-feira (03), as pessoas que visitam do espigão da Ponta D’Areia, em São Luís, poderão conferir o Presépio Maranhão de Encantos produzido com a técnica papel machê pelo artesão do Ceprama, Nill Muniz. A obra que possui traços da cultura maranhense, é um atrativo para moradores e turistas que visitarem São Luís no mês de dezembro.

Leia também:

Quebra-Pote recebe primeira noite do ''Natal no Bairro'', em São Luís

“É tempo de agradecer e renovar as esperanças, e acredito que a decoração natalina traz conforto e boas memórias, por isso nós da Setur fizemos questão de pensar algo diferente para essa data. Uma arte com a nossa identidade e que também gerasse renda aos nossos artesãos. No local, além do presépio também temos à disposição os nossos artesanatos que são uma autêntica opção de presente natalino”, reforçou o secretário estadual de Turismo, Catulé Júnior.

Presépio Maranhão de Encantos

A obra artística que mostra aspectos da religiosidade, cultura popular e artesanato tem personagens em tamanho natural confeccionado na técnica papel machê e pintura a mão livre, tipologia dominada pelo artista popular Nill Muniz, que juntamente com equipe de artesãos construiu o projeto.

Foram inseridos elementos maranhenses ao presépio natalino com referências ao bumba meu boi. “Ao invés da vaca e do jumentinho, adicionamos o miolo do boi, o chapéu de cantinhos e a burrinha que comanda o rebanho. Utilizamos material reciclável como papel de cimento, ferragem, palha mostrando como o que ia para o lixo pode se transformar em arte. Resgatamos também a pintura acrílica envernizada com técnica de papel machê que está em extinção”, explicou o artesão que é expositor há 18 anos no Ceprama.

Compõe a cenografia quatro barracas de artesanato que funcionarão como feirinha comercializando produtos de quinta-feira a domingo, sempre das 16h às 20h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.