Arte

Centro de Cultura Popular tem oficinas de teatros e saraus com o Clube do Poder

O Clube do Poder será realizado no Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho (Rua do Giz, Centro), às 14h30.

Na Mira

Atualizada em 26/03/2022 às 18h57
Centro Cultural fica localizado no Centro Histórico de São Luís.
Centro Cultural fica localizado no Centro Histórico de São Luís. (Foto: Reprodução )

SÃO LUÍS - A Solart Produção vai realizar durante as terças-feiras, até o dia 14 de dezembro, oficinas, saraus e apresentações, que culminarão com a gravação de quatro cenas curtas que contarão a história das quatro personagens do projeto (Soulloucura, X, Orpheu e Damásio). O Clube do Poder será realizado no Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho (Rua do Giz, Centro), às 14h30.

Leia também:

Festival Arte Negra ocorre neste domingo (28) em São Luís

Promover formação de plateia; realizar encontros que possibilitem experiências e trocas artísticas; difundir a arte teatral para que possa ser pensada, experimentada, apreciada, produzida e vivida; produzir estímulos criativos, estão entre os propósitos do projeto.

“Vou trabalhar na construção de outras personagens com o público que vai compor essa oficina, de modo que, depois dessas quatro semanas eles possam estar motivados a continuar fazer arte e não só isso, fazer arte como um instrumento de revolução. Visamos realizar este projeto no período de quatro semanas onde a cada semana se realizaria um Sarau onde além de se contar a história dessas personagens possibilitem ao público mostrar seus talentos artísticos descobertos e estimulados na oficina”, disse o idealizador, Daniel Coelho Monteiro.

Criação e personagens

Segundo Daniel, a Solart Produções nasceu em 2015, época em que ele queria trabalhar o tema da loucura. Baseado na obra “Elogio da Loucura” (de Erasmo de Roterdã), Daniel construiu uma performance homônima que rodou as ruas de São Luís em 2016. Em 2017 recolheu seu personagem Loucura e recriou-o como Soullocura.

Em 2018 nasceu X, filho de Soullocura, que passou a ser o eixo central da obra. X participou daquele ano mesmo, do Festival de Pinhais, em São José dos Pinhais, no Paraná (esse personagem voltou a ocupar a cena no ano passado, em 2020, no festival Godovira, promovido pela empresa Gestus Produções).

Em 2019 nasceu o irmão de X, Orpheu. E em 2020 nasceu Damasio, uma personagem mais realista que é responsável pela criação dessa história. “Damásio é uma personagem real, do cotidiano, que enfrenta os dramas e dores da sociedade contemporânea, é uma personagem mais densa. É ele quem escreve a história da qual Orpheu, X e Soulloucura são personagens, numa obra chamada por ele de OXS”, disse Daniel.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.