Espetáculo

Festival Dança em Trânsito começa nesta quarta-feira (24), em São Luís

Evento será realizado de 24 a 26 de novembro.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 26/03/2022 às 19h03
A programação será iniciada na quarta-feira (24) com a oficina Oficina de Dança.
A programação será iniciada na quarta-feira (24) com a oficina Oficina de Dança. (Foto: Divulgação / Fernanda Vallois)

SÃO LUÍS - O festival internacional de dança contemporânea Dança em Trânsito chega pela primeira vez em São Luís. No período de 24 a 26 de novembro serão realizadas oficinas e apresentação de espetáculos de dança com a participação de companhia nacionais, internacionais e também de artistas maranhenses. A programação é gratuita.

Leia também:

Semana de Dança tem prévia com projeto "Um Passo Pra Cá: A Dança Liberta"

Para a bailarina e coreógrafa Flávia Tápias, uma das diretoras e curadoras do festival, trazer o Dança em Trânsito para o Maranhão é a realização de um sonho, pela possibilidade de promover o intercâmbio cultural com a arte local.

“Para nós é uma alegria chegar a São Luís. Era um desejo nosso pela paixão que temos pela cidade e por descobrir os artistas daqui também. O público vai encontrar como característica principal do festival a diversidade. São excelentes trabalhos. Alguns um pouco mais estéticos, outros mais trabalhados na emoção; teremos apresentações o teatro, outras fora do teatro. Será um desenho muito democrático e diverso”, explicou.

A programação será iniciada na quarta-feira (24) com a oficina Oficina de Dança contemporânea/Método Tápias, ministrada por Flávia Tápias, das 11h às 13h, no Teatro Arthur Azevedo. Na quinta-feira (25) e na sexta (26) serão realizadas as apresentações dos espetáculos, com apresentações às 19h e 20h no Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) e às 21h no Teatro Arthur Azevedo. E na sexta-feira (26) será a vez da oficina Do Solo para o Fluxo, que será ministrada pelo dançarino e coreógrafo da Espanha, Kiko López, de 10h às 12h, no auditório do CCVM.

Entre as companhias estão a Iron Skulls Co (Barcelona), mostrando o espetáculo Sinestesia, onde a dança contemporânea encontra a acrobacia e o hip hop. Do México, a Physical Momentum traz ao país Postskriptum, que fala das experiências de despedida, e o uruguaio Christian Moyano apresenta Pauza, em que faz uma reflexão sobre as questões da quarentena. Do Brasil teremos a Focus Cia de Dança, de Alex Neoral, apresenta o duo Grand Pas; o Grupo Tápias dança Casa de Abelha, solo da coreógrafa e bailarina Flávia Tápias que aborda o universo feminino, a espera e a força da delicadeza, tendo como convidada a cantora lírica maranhense Juliana Cutrim. E ainda a participação dos maranhenses Ruan Francisco e Thayliana Leite, na apresentação do Rota Brasis.

Para assistir os espetáculos o público deverá usar máscara e manter o distanciamento conforme estabelecido pelos espaços culturais. No CCVM o acesso será realizado por ordem de chegada. A recomendação é de que cheguem com 1h de antecedência. Já os ingressos para o teatro Arthur Azevedo poderão ser retirados pela plataforma Sympla, para apresentação impresso ou do QRCode.

Veja a programação:

25/11

19h - Centro Cultural Cale Maranhão | pátio térreo

- Sinestesia - iron skulls co (es)

19h - Centro Cultural Vale Maranhão | auditório

- Muxima - cia corpus entre mundos (br)

20h - Centro Cultural Vale Maranhão | pátio térreo

- Grand pas - focus cia de dança (br)

21h - Teatro Arthur Azevedo

- Casa de abelha - grupo tápias (br)

link para ingressos: https://www.sympla.com.br/danca-em-transito---casa-de-abelha__1417554

26/11

19h - Centro Cultural Vale Maranhão | pátio térreo

- Postkriptum - physical momentum (mx)

19h - Centro Cultural Vale Maranhão | auditório

- Pausa - christian moyano (uy)

20h - Centro Cultural Vale Maranhão | pátio térreo

- Rotas brasis - apresentação do resultado da residência de intercâmbio com artistas convidados

21h - Teatro Arthur Azevedo

- O crivo - ateliê do gesto (br)

link para ingressos: https://www.sympla.com.br/danca-em-transito---o-crivo__1417593

mais detalhes sobre cada espetáculo em www.dancaemtransito.com.br/sao-luis-ma.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.