Pergentino Holanda

As três décadas de história do Restaurante Escola do Senac

Leia também: obra de Fernando Mendonça no Bar da Marrom e edição 2021 do #SP Gastronomia.
PH28/10/2021 às 09h21
FACHADA atual do Restaurante Escola do Senac, que dia 24 de outubro completou 30 anos de história

O Restaurante Escola do Senac completou 30 anos de fundação no último domingo, dia 24. Desde sua implantação, em 1991, é referência no Maranhão pela qualidade do ensino transmitida aos alunos, aliada à excelência no atendimento e demais serviços oferecidos aos clientes.

Ao longo dessa jornada, o restaurante vem construindo e transformando a vida de dois mil alunos, em média, que passam pela empresa pedagógica anualmente. São eles que executam receitas, elaboram drinks, entre outras atividades orientadas por seus instrutores. Assim, ganham experiência e põem em prática o aprendizado adquirido durante os cursos de qualificação e aperfeiçoamento.

Dessa forma, o Restaurante Escola caracteriza-se como um ambiente onde os alunos vivenciam situações reais de trabalho e desenvolvem suas funções com criatividade, associando teoria à prática.

Recebe turistas do mundo inteiro

Vencedor do Prêmio Travellers’ Choice, concedido pelo Portal TripAdvisor, o restaurante conquistou sua reputação no mercado maranhense, além do reconhecimento por quem visita o Maranhão, já que recebe, diariamente, turistas do mundo inteiro.

De acordo com a gerente comercial da empresa pedagógica, Gabriela Vasconcellos, o Restaurante Escola do Senac tem um papel muito importante no processo de divulgação da gastronomia maranhense, pois está localizado no Centro Histórico de São Luís, sendo ponto de parada de muitos visitantes que vem à cidade conhecer as belezas históricas.

------------------------------------------------------------------

Tela de Fernando Mendonça que compõe decoração do Bar da Marrom, no Rio

O ARTISTA plástico maranhense Fernando Mendonça foi muito festejado na festa de inauguração do novo Bar da Marrom, agora também no Catete-Rio. Explico: a cantora escolheu uma obra dele (Mestre sala e Porta-bandeira da Mangueira, em acrílico sobre tela) para incorporar na decoração da casa, dentre tantas outras coisas incríveis de sua trajetória em fotos e objetos do mundo pessoal e sua relação com o samba.

Artista plástico Fernando Mendonça com a cantora Alcione

SP Gastronomia 2021

A edição 2021 do #SP Gastronomia, maior programa de incentivo ao setor gastronômico, começou ontem, com a série especial Chefs no Campo. Renomados profissionais do setor produtivo e gastronômico como Lucas Corazza, Heloísa Collins, Renato Carioni, Paulo Souza e Deborah Gaiotto fazem parte da programação transmitida às quartas-feiras e domingos.

Na série, apresentada por Mauricio Schuartz, o espectador conhecerá toda a cadeia de produção de alimentos e bebidas até a elaboração de receitas especiais. A transmissão gratuita dos dez episódios é pela plataforma e aplicativo #CulturaEmCasa, criada em abril do ano passado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerida pela Amigos da Arte.

SP Gastronomia...2

Maurício Schuartz, em viagens por várias cidades do interior de São Paulo, visita o espaço de cada um dos pequenos produtores rurais, responsáveis por produtos diferenciados e de excelência, que contam sobre as técnicas utilizadas e a estratégia de negócio. E cabe a cada um dos Chefs convidados transformar estes ingredientes em pratos saborosos.

Dessa forma, o ciclo de cada produto se completa em um panorama que começa no campo e termina com a sua utilização em um estabelecimento gastronômico igualmente reconhecido por sua qualidade.

Após cada exibição ocorre um bate-papo com personagens importantes do episódio sobre detalhes, atualidades e curiosidades da história do produto abordado. Queijo, mel, orgânicos, café, shitake são alguns dos produtos abordados na série.

SP Gastronomia...3

Chefs no Campo apresentará como o segmento da agropecuária é decisivo na vida da economia, da inserção geopolítica e o contingente de pessoas envolvidas nesta cadeia de produção.

Mais que isso, a série revela como estes produtos vêm alcançando reconhecimento internacional justamente por sua excelência. No primeiro episódio, Mauricio Schuartz visitou a mestre queijeira e caprinocultora Heloísa Collins, cujo queijo de cabra produzido em seu espaço será utilizado pelo chef Paulo Souza em uma receita especial de risoto.

SP Gastronomia...4

Lançada em 21 de abril de 2020, pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerida pela Amigos da Arte, a plataforma tem a missão de ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade, 100% gratuitos e difundir a intensa produção cultural do Estado de São Paulo, seus equipamentos e municípios.

No dia 17 de julho deste ano, foi lançado, também, o aplicativo #CulturaEmCasa, com uma programação especial com apresentação do musical Auê, da Cia. Barca dos Corações Partidos.

Artistas da Companhia Barrica marcaram presença no Casarão Colonial, na semana passada

Tem cheiro de Carnaval no ar. Na semana passada, quem deu o ar da graça no Casarão Colonial, no Centro Histórico de São Luís, foi o grupo Bicho Terra, capitaneado pelo diretor da Companhia Barrica José Pereira Godão. Os artistas figuraram na programação na mesma tarde-noite em que o samba carioca pedia passagem no espaço, por meio do Grupo Arruda. Ou seja, foi uma mistura interessante e dançante de sotaque carioca com a nossa maranhensidade, e que fez a casa ferver de animação.

Palestra sobre comunicação não violenta

Finalizando a programação da Semana da Servidora e Servidor Público 2021, promovida por três dias seguidos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão em sua sede, a psicanalista Elisama Santos, que é também escritora, especialista em inteligência emocional, bate um papo, nesta quinta-feira (28), sobre comunicação não violenta e o retorno ao trabalho presencial.

O bate-papo de Elisama Santos com os servidores do TRE-MA acontece às 15h, no auditório Ernani Santos, na Avenida Senador Vitorino Freire. Logo após, os desembargadores Joaquim Figueiredo e Ângela Salazar, presidente e corregedora, entregarão certificados de reconhecimento por tempo de 10, 20 e 30 anos de serviços aos servidores e ainda sortearão brindes.

Maranhense premiada

A bela cidade de Trancoso, na Bahia, foi o cenário escolhido para o evento de premiação da Revista Kaza Top 100. Entre os profissionais que tiveram o seu trabalho reconhecido está a maranhense Fernanda Arouche, que ficou em primeiro lugar, no Maranhão, na edição de 2020, e juntou-se à elite dos profissionais brasileiros do segmento de arquitetura e design. Idealizado pela revista Kaza, que enaltece os profissionais de arquitetura com maior destaque no país, o prêmio foi entregue no último fim de semana em um Resort na cidade baiana.

Experiência gastronômica

Para aqueles que têm curiosidade de provar um tipo diferente de preparo de carnes, o Empório Fribal oferece uma nova opção. Trata-se da Dry Aged Beef, um método pelo qual carnes in natura descansam em temperatura de 0° a 2°, com umidade de 50% a 70% e ventilação controlada por 21 a 300 dias para permitir que os processos enzimáticos e bioquímicos naturais resultem em uma melhor maciez e um sabor único e concentrado de carne. Quanto mais tempo, mais intensifica-se o sabor e a textura. Um detalhe para adquirir esse tipo de carne: é necessário fazer a reserva do produto, que está disponível nas lojas da Ponta D´areia e da Península.

TRIVIAL VARIADO

Nossa representação em Brasília caiu muito. A premiação dos melhores do ano do site Congresso em Foco, especializado na cobertura da Câmara Federal e do Senado, revelou detalhes curiosos. Entre os 20 melhores da Câmara, nenhum dos 18 maranhenses. No Senado, nenhum dos três senadores figuram entre os dez primeiros.

A empresária Maria da Cruz, agora plenamente restabelecida da Covid-19, reúne amigos e clientes nesta sexta-feira, das 10h às 18h, para comemorar os 20 de sua loja Mazzullo. É claro que muitas novidades serão exibidas na loja.

Poesia é resistência em tempos tão duros, porque há algo de transcendente nela e nos seus autores. No Dia Nacional do Livro, 29 de outubro, a leitura de poesia! A minha sugestão é Florbela Espanca, cuja expressão poética nos convida a refletir sobre o amor, a devoção e o erotismo de uma forma deslocada do tempo.

No Dia Nacional do Livro faço um convite a transformar essa efeméride importante para refletirmos sobre uma arte que parece não ter espaço atualmente: a poesia. E nada melhor do que a obra dessa grande poeta portuguesa.

Da minha parte, sou um leitor assíduo de poesias, porque acredito que elas plasmam um sentimento que atravessa os tempos e nos coloca no momento histórico (real e imaginário) no qual foi escrita. Há algo de transcendente na poesia e nos poetas que nos proporciona uma verdadeira viagem no tempo.

Leia outras notícias em PortalNamira.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

Selo IVC
© 2019 - Todos os direitos reservados.