História Vista

São Luís ganha novo museu com história e memória do departamento jurídico

O Museu recebeu o nome de "Desembargador Lauro de Berredo Martins".
NA MIRA22/09/2021 às 15h20
São Luís ganha novo museu com história e memória do departamento jurídicoSolenidade de inauguração ocorreu na terça-feira (21). (Foto: Divulgação/ASCOM TJMA)

SÃO LUÍS - A cidade de São Luís ganhou mais um ponto cultural na última terça-feira (21). Localizado na Rua do Egito, o Museu do Tribunal de Justiça do Maranhão ganhou o nome de Museu “Desembargador Lauro de Berredo Martins”.

O acervo do museu conta com documentos, obras, jornais, fotos, móveis, selos, medalhas, máquinas de escrever, livros e outras publicações referentes a terceira Corte brasileira mais antiga, instalada em 4 de novembro de 1813.

“O Poder Judiciário do Maranhão rejubila-se, nesta expressiva cerimônia, para exaltar, celebrar e cultuar sua história com a inauguração do Museu Desembargador Lauro de Berredo Martins”, afirmou o desembargador Lourival Serejo.

O museu foi criado através da Resolução nº 60/2021, assinada pelo presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo. Dentre as relíquias presentes no local, encontram-se um atlas histórico, geográfico, político e econômico maranhense do final do século XIX, de autoria de José Ribeiro do Amaral. Há também “Viagem ao Norte do Brasil”, obra realizada no início do século XVII, fruto da observação do padre francês Ivo D’evreux.

Há ainda uma coleção de registros testamentais dos séculos XVIII e XIX; um livro das atas das sessões do Tribunal da Relação do Maranhão, no período 1841-1845; livro de cartas e títulos dos desembargadores do Maranhão (1813-1899); o livro de termo de posse e juramento dos desembargadores do Tribunal de Justiça, em 1813, e também o inquérito policial, de 1935, contra o estudante Hilton Gregório Lobato, preso no Largo do Carmo, em São Luís, por panfletar e distribuir bandeirinhas de cunho político. Ele foi acusado da prática de comunismo na época.

Leia outras notícias em PortalNamira.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.