São Luís 409 anos

Roteiro São Luís criativa ocorre neste sábado (4)

Roteiro é parte das comemorações dos 409 anos de São Luís.

Na Mira, com informações da Setur

Atualizada em 27/03/2022 às 11h01
Ao longo do trajeto, o guia de turismo vai destacar a história presente desde a fundação, passando pelo crescimento e desenvolvimento da cidade
Ao longo do trajeto, o guia de turismo vai destacar a história presente desde a fundação, passando pelo crescimento e desenvolvimento da cidade (Foto: Raunyr dos Santos / Grupo Mirante )

SÃO LUÍS - A rica história da capital maranhense, desde sua fundação, em 1612, até chegar à era tecnológica e criativa de 2021, servirá como pano de fundo para o roteiro São Luís Criativa. O evento, realizado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), ocorre neste sábado (4), às 17h, com saída do Baluarte de São Cosme e São Damião (coreto da Avenida Beira-Mar, Centro).

Leia também:

Exposição fotográfica homenageia cidade de São Luís

O roteiro integra a programação de aniversário de 409 anos de São Luís, celebrado dia 8 de setembro, e também o Mobiliza São Luís, uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MA).

O passeio, que seguirá em uma caminhada sentido ao Museu Ferroviário e Portuário do Maranhão, localizado na antiga RFFSA, será acompanhado por um guia de turismo e contará, também, com apresentações culturais ao longo do percurso. As paradas para apresentação serão no Baluarte, nas praças Manuel Beckman e Joãosinho Trinta.

Ao longo do trajeto, o guia de turismo vai destacar a história presente desde a fundação, passando pelo crescimento e desenvolvimento da cidade - incluindo a construção da ponte Governador José Sarney e o surgimento de uma nova São Luís no lado oposto ao Centro - até chegar aos espaços como o Museu Ferroviário e Portuário do Maranhão, que se tornou um polo tecnológico para desenvolvimento de startups.

“Preparamos uma programação especial para setembro com muitos eventos para comemorar os 409 anos de São Luís. O roteiro São Luís Criativa é uma oportunidade para a Prefeitura apresentar um novo circuito, em um espaço que não é explorado atualmente, para os ludovicenses e turistas que estão por aqui”, explica o secretário municipal de Turismo, Saulo Santos.

O evento também vai fazer referência ao Dia Municipal do Regueiro, comemorado em 5 de setembro e ao Dia Municipal do Tambor de Crioula, celebrado no dia 6 de setembro. Para marcar o primeiro, o grupo GDAM vai ensinar a todos a dançarem “agarradinhos” o ritmo jamaicano que conquistou a capital durante uma oficina sobre o reggae.

Já o tambor de crioula terá como representante o grupo Arte Nossa, que realizará uma apresentação especial para o público, celebrando ainda a revalidação do título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, outorgado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), esta semana.

Roteiro

O roteiro São Luís Criativa está baseado nos valores da Economia Criativa, estimulando a geração de renda, criação de empregos, promovendo ainda a diversidade cultural, inovação, criatividade, desenvolvimento humano e sustentável.

O evento foi criado objetivando a ampliação de novas opções de entretenimento e lazer aos que moram e visitam a capital maranhense, levando os participantes a conhecer outras áreas do Centro Histórico bem como os nichos da economia criativa e os novos modelos de negócios que surgiram nessa área (artesanato, arte cênica e animação, cultura popular, gastronomia e moda, por exemplo).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.