Homenagem

Semana de Cultura Popular vai celebrar o reencontro entre artistas e a folclorista Zelinda Lima

Abertura solene será no Teatro João do Vale, nesta quarta (1º).

Imirante.com, com informações da Secma

Atualizada em 27/03/2022 às 11h01
Zelinda Lima.
Zelinda Lima. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - A 32ª edição da Semana de Cultura Popular vai homenagear a folclorista e pesquisadora Zelinda Lima. O evento, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma), será presencial nos dias 1º e 2 de setembro, no Teatro João do Vale e na Casa do Tambor, ambos na Rua da Estrela, no Centro Histórico de São Luís.

Na programação, atividades como palestra, rodas de conversa e mostra de filmes, oficinas temáticas de artesanato, dança regional, tambor de crioula, fotografia e imagem. Os espaços respeitarão limite de público e todas as medidas de prevenção contra a Covid-19.

A abertura solene será no Teatro João do Vale, dia 1º, às 9h, e terá a presença de autoridades e especialistas na área de cultura. A mesa de abertura terá a temática “Desafios da administração pública de cultura em tempos de pandemia”, com o secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso e vários convidados. Na ocasião, dona Zelinda Lima será homenageada.

“Dona Zelinda ficou muito feliz com a homenagem e isso nos deixou muito feliz, por esse momento que estamos passando. Faremos um momento exaltando o trabalho dela que por muitas décadas foi uma mulher de voz dentro da Secretaria de Cultura. Exaltaremos a memória de uma mulher que sempre esteve à frente de seu tempo e é indispensável pra nossa cultura”, disse Vanessa Leite, gestora de Cultura Popular.

Zelinda Lima passou por vários cargos dentro da Secma, dentre eles, diretora de centro de cultura e secretária adjunta de Cultura.

Com o tema “Guarnecendo o Futuro – Cultura Popular em Tempo Crítico: Prevenir, Preservar, Resistir”, a Semana de Cultura Popular vai celebrar a memória. No ano passado a Semana não aconteceu, nem mesmo virtualmente.

“A Semana de Cultura Popular é sempre um momento de um diálogo mais amplo e troca de saberes, mas esse ano tem sabor de reencontro. Reencontro de amigos fazedores que encontram no outro, força e ajuda. Reencontro com o nosso amor em fazer cultura, reencontro com a troca dessa energia que movimenta tudo. E a temática deste ano é guarnecer o futuro, é preparar para as mudanças e transformações que em toda e qualquer tipo de arte acontece. Mas com o olhar da prevenção e preservação da memória e das tradições, com a resistência que requer a cultura, hoje, mais que nunca”, explicou Vanessa Leite.

Programação

Dia 1º – Teatro João do Vale

9h – Mesa de abertura/Homenagem

10h30 – Palestra de abertura

14h30 – Exibição de vídeos

Exposições

Dia 2 – Teatro João do Vale

9h30 – Exibição de vídeos Projeto Mestres na Varanda

Roda de Conversa

14h – Mostra de Filmes

Tambor de Crioula – Direção: Murilo Santos

Iemanjá, Pela Última Vez – Direção: Denis Carlos

Princesa do Meu Lugar – Direção: Pablo Monteiro

Casa do Tambor

Dia 2 – Oficinas às 9h e às 14h

Como Fazer: Passo a Passo da Modelagem e Pintura em Marchê

Ritmos e Musicalidade das Danças Populares do Maranhão

Respeitando O Sagrado: Fotografia em Espaços Religiosos

Oficina de Tambor – Toque e Pungada

17h – encerramento

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.