Férias com Cultura

Museu de Arte Sacra reabre com visitas teatralizadas durante as férias

O projeto Férias no Museu marca a retomada das ações presenciais.

NA MIRA, COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
O Museu de Arte Sacra ganhará visitas guiadas de forma teatral.
O Museu de Arte Sacra ganhará visitas guiadas de forma teatral. (Foto: Divulgação)

O Museu de Arte Sacra, localizado na Praça Dom Pedro II, Centro Histórico de São Luís, está com o projeto Férias no Museu em aberto, um momento de visitação ao local que contará com uma história contada de forma teatral todas às sextas-feiras, durante o mês de julhos, às 15, 16 e 17 horas.

Durante as sessões teatralizadas, as visitas guiadas no Museu serão conduzidas por três personagens, Daniel de La Touche, Nossa Senhora da Vitória e Padre Antônio Vieira, que apresentarão aos visitantes todos os detalhes sobre o rico acervo do Museu da Arte Sacra, composto por uma importante coleção com peças de imaginárias, ourivesaria e paramentos dos séculos XVII, XVIII e XIX, nos estilos maneirista, barroco, rococó e neoclássico.

De acordo com a gestora do Museu, Ydsa Teixeira, a ideia é facilitar o acesso do público ao precioso conteúdo artístico que compõe o acervo do MAS.

“Buscamos oportunizar o público mediante visitas guiadas de forma teatralizada. Vamos trazer a história sacra de uma maneira mais acessível, buscando uma interação com os visitantes”, detalha Ydsa.

Durante a visita teatralizada, o personagem do ‘Senhor de La Ravardière’, Daniel de La Touche, inicia o roteiro contando um pouco da fundação de São Luís. Em seguida, Nossa Senhora da Vitória narra a Lenda do Milagre de Guaxenduba e o Padre Antônio Vieira declama o Sermão aos Peixes. Por fim, há a ‘procissão’ do século XIX’ e Daniel de La Touche cantando o Hino de Louvor a São Luís.

Reabertura

O elenco da visita teatralizada conta com os atores Josimael Caldas (como Padre Antônio Vieira), Guilherme Guimas (como Daniel de La Touche) e Rita Caldas (como Nossa Senhora da Vitória).

O ator Josimael Caldas celebra a oportunidade de participar do projeto, já que a ação marca a retomada de atividades presenciais do MAS, suspensas desde o início da pandemia de Covid-19.

“O projeto Férias no Museu marca a retomada das ações presenciais deste importante equipamento cultural que é o Museu de Arte Sacra do Maranhão, onde crianças e adultos vivenciam as férias de forma lúdica pela história, arte e cultura. O teatro ocupa lugar de destaque, dando vida e contextualizando toda a história das artes sacras do nosso estado”, sintetiza o ator.

O projeto Férias no Museu acontece todas as sextas-feiras do mês de julho, com entrada gratuita. As mediações são realizadas às 15h, 16h e 17h, com grupos limitados de visitantes em cada sessão, com adoção dos protocolos sanitários necessários para prevenção do coronavírus.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.