Resgate Histórico

Galeria Negro Cosme é inaugurada em São Luís

Espaço reúne cultura e resgate das tradições quilombolas.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
 O Centro de Iniciação ao Trabalho (CIT), vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), foi o local escolhido para abrigar as peças. Foto: Divulgação / Governo do Maranhão.
O Centro de Iniciação ao Trabalho (CIT), vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), foi o local escolhido para abrigar as peças. Foto: Divulgação / Governo do Maranhão.

SÃO LUÍS – Foi inaugurada nessa terça-feira (6), a Galeria Negro Cosme, em São Luís. O Centro de Iniciação ao Trabalho (CIT), vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), foi o local escolhido para abrigar as peças em exposição. O espaço reúne cultura, resgate de tradições e a história das comunidades tradicionais quilombolas, existentes no bairro Liberdade, o primeiro Quilombo Urbano do Maranhão.

Leia também:

Borboletário é inaugurado no Parque Estadual do Rangedor, em São Luís

Em sua primeira exposição fotográfica, o projeto ‘Africana: o diálogo das formas’, doado pelo Centro Cultural Vale Maranhão, exibe os laços profundos e seculares vinculados à África e suas produções artísticas pouco conhecidas entre nós. Obras que reúnem a beleza de máscaras, estatuetas e produções escultóricas.

A relação com o Centro de Iniciação ao Trabalho, a inauguração da Galeria Negro Cosme e a escolha da exposição africana, tem uma relação direta.

Obras reúnem a beleza de máscaras, estatuetas e produções escultóricas. Foto: Divulgação / Governo do Maranhão.
Obras reúnem a beleza de máscaras, estatuetas e produções escultóricas. Foto: Divulgação / Governo do Maranhão.

O coordenador de Economia Solidária da Setres, Ricarte Almeida, explicou: “A comunidade da Liberdade e primeiro Quilombo Urbano do Maranhão é um polo cultural importante, aonde reside manifestações festivas, religiosas e de matrizes africanas. Um espaço que estará reservado para exposição de artes, artistas, especialmente da comunidade, mas também para todo Maranhão. Abrimos a galeria com a exposição de peças africanas que muito tem a correlacionar com a história do Quilombo Liberdade, fazendo um regaste da nossa cultura e o que há de mais belo”, afirmou.

O fotógrafo maranhense Meirelles Jr participou da inauguração e conta a experiência de ver iniciativas como estas. “Um local que vai passar a respirar arte e cultura. Indico a todos que possam conhecer esse trabalho maravilhoso, coordenado pelo CIT. Também terei o prazer de expor meus trabalhos que exaltam as belezas e cultura do nosso Maranhão”, disse.

CIT

O Centro de Iniciação ao Trabalho (CIT) é um espaço que oferece formação em cursos que garantam a autonomia financeira e de trabalho. Localizado na Praça Negro Cosme, no Quilombo Urbano da Liberdade, o Centro tem o propósito de oferecer oportunidades de capacitação com foco na autonomia, geração de renda e valorização da cultura.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.