Nomeação

Dom Gilberto Pastana é nomeado novo arcebispo de São Luís

Santa Sé acolheu o pedido de renúncia apresentado por Dom José Belisário da Silva por motivo de idade, conforme prevê as regras canônicas da igreja católica.

Imirante.com, com informações da CNBB

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
Dom Gilberto Pastana irá suceder Dom José Belisário no governo da arquidiocese de São Luís.
Dom Gilberto Pastana irá suceder Dom José Belisário no governo da arquidiocese de São Luís. (Foto: Reprodução / Diocese de Crato )

SÃO LUÍS – O bispo Dom Gilberto Pastana foi nomeado pelo Papa Francisco, arcebispo metropolitano de São Luís, na manhã desta quarta-feira (2). A Santa Sé acolheu o pedido de renúncia apresentado por Dom José Belisáio da Silva, por motivo de idade, conforme prevê as regras canônicas da igreja católica.

Paraense do município de Boim, Dom Gilberto Pastana nasceu em 29 de julho de 1956. Estudou Filosofia na Universidade Federal do Pará (UFPA) e no Instituto de Pastoral Regional (Ipar), onde também cursou Teologia. Sua ordenação sacerdotal ocorreu em 27 de julho de 1985, na paróquia Cristo Libertador de Santarém (PA). Dom Gilberto Pastana Oliveira é mestre em Teologia Espiritual pela Faculdade Teresianum, em Roma. O novo arcebispo de São Luís era, até então, bispo da cidade de Crato, no Estado do Ceará.

Dom Gilberto Pastana foi nomeado bispo de Imperatriz (MA), pelo Papa Bento XVI, em 3 de agosto de 2005. Em outubro daquele mesmo ano, foi ordenado bispo na Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Santarém (PA).

Durante seu serviço em Imperatriz, dos anos de 2005 a 2016, Dom Gilberto serviu ao Regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) como referencial para Liturgia, para as CEBs e os leigos. E entre 2010 e 2015, foi presidente do Regional.

Em 18 de maio de 2016, o Papa Francisco o nomeou bispo coadjutor da diocese de Crato. Sua apresentação ocorreu na Sé Catedral Nossa Senhora da Penha, no dia 17 de julho do mesmo ano. Dom Gilberto exerceu o ofício de bispo coadjutor até sua nomeação como bispo diocesano, em 28 de dezembro de 2016.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.