SAUDOSO CARNAVAL

Dia Municipal dos Blocos Tradicionais: Confira a origem da data

São quase 100 anos da tradição dos blocos carnavalescos no estado.
NA MIRA08/05/2021 às 09h31
Dia Municipal dos Blocos Tradicionais: Confira a origem da dataFoto: Reprodução (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - O Dia Municipal dos Blocos Tradicionais é comemorado neste sábado, 8 de maio, e é uma das maiores datas representativas do calendário cultural de São Luís.

A data foi instituída pela Câmara Municipal de São Luís, através da Lei Municipal nº 4.698/2006 e faz uma homenagem ao dia do nascimento de Walmir Moraes Corrêa, conhecido como Mestre Walmir, um dos maiores carnavalescos da capital maranhense.

O dia é importante por fazer o elo entre a população e as suas raízes culturais, como bem lembra o presidente do bloco Tropicais do Ritmo. Nielson Magalhães Menezes "Data importantíssima para nós que amamos essa nossa manifestação cultural tão importante para nossa cidade, para nosso estado e para o nosso povo. Nós que herdamos o legado deixado pelo Mestre Walmir e outros que iniciaram essa manifestação no estado" declarou.

Veja também:

Dia dos Blocos Tradicionais: relatos de quem vive a forma genuína da manifestação cultural em São Luís

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os blocos de carnaval em São Luís não são inspirados no Carnaval do Rio de Janeiro. Os blocos surgiram de forma espontânea por volta de 1920 em várias cidades do Brasil.

Atualmente, existem mais de 48 blocos tradicionais na cidade. A data é celebrada anualmente, neste ano, devido as medidas de isolamento provocadas pela pandemia de Covid-19, não será comemorada presencialmente.

Leia outras notícias em PortalNamira.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.