Saúde

Saiba quais são os sete chás que ajudam no controle da ansiedade

Veja como aproveitar todas as qualidades medicinais das plantas.

Na Mira

Atualizada em 17/08/2022 às 14h32
Bebidas podem ajudar no controle da ansiedade, segundo especialistas.
Bebidas podem ajudar no controle da ansiedade, segundo especialistas. (Divulgação)

SÃO LUÍS – Você sabia que os chás podem ser excelentes para ajudar no controle da ansiedade? Além disso, os chás melhoram o funcionamento do organismo, reduzem dores e, até mesmo, podem acabar com infecções. A infusão de ervas com água quente é uma das maneiras mais fáceis de aproveitar todas as qualidades medicinais das plantas.

Ao Na Mira, a nutricionista Ana Emília Rios listou sete chás que ajudam no controle da ansiedade; veja:

Camomila

O chá de camomila ajuda na diminuição da ansiedade e a garantir uma boa noite de sono. Isso porque a planta possui glicenia, substância que exerce um efeito calmante sobre os nervos e que ajuda no sono. Além disso, o flavonoide apigenina, também presente, liga-se a receptores GABA-A cerebrais de maneira semelhante aos benzodiazepínicos, que são os remédios tranquilizantes, reduzindo a ansiedade.

Melissa

Também conhecida como erva-cidreira, o melissa tem compostos fenólicos, como ácido rosmarínico, que tem propriedades calmantes e sedativas, causando a sonolência e induzindo a pessoa a ter um sono mais profundo e com uma qualidade maior.

Pesquisas apontam que ao ser ingerido duas vezes ao dia, durante 15 dias, o chá de erva-cidreira pode melhorar o sono de pessoas com insônia e que, quando combinado com a valeriana, pode aliviar essa inquietação de quem sofre para pegar no sono.

Erva-doce

Fonte de propriedades nutritivas e calmantes, o chá de erva-doce é uma bebida cheia de benefícios para a saúde. Ele possui um efeito calmante que melhora a qualidade do sono e ajuda a ter uma noite tranquila, tratando, por exemplo, alguns distúrbios do sono, como a insônia.

A erva-doce conta com ácido málico. Esta substância é um ácido derivado de alimentos de origem vegetal e as formas de sais de ácido málico, conhecidos como malatos ajudam no processo de produção de energia intracelular.

Mulungu

O chá de mulungu, que é preparado pela decocção das cascas da planta, é conhecido por seus efeitos sobre as doenças emocionais, mas há muitos outros benefícios da bebida.

Ele tem ação antidepressiva e, por seu efeito tranquilizante, também age nos casos de síndrome do pânico, compulsões diversas, histeria, neurose e transtorno de ansiedade.

Maracujá

O maracujá é um velho conhecido quando o assunto é calmante. A fruta apresenta benefícios que ajudam no tratamento de diversas doenças, como ansiedade, depressão ou hiperatividade, e no tratamento de problemas de sono, nervosismo, agitação, pressão alta ou inquietação, por exemplo.

Entretanto, especialistas orientam que o chá de maracujá é contraindicado para as gestantes e lactantes, e deve ser evitado tomar durante o dia, apenas na parte da noite.

Valeriana

A valeriana é uma planta medicinal da família das valerianáceas, que também pode ser conhecida como valeriana, valeriana-das-boticas ou valeriana selvagem, e que é muito utilizada popularmente para tratar crises de insônia, ansiedade e agitação.

Por possuir propriedades sedativas e relaxantes, a valeriana serve como um calmante natural contra a depressão e o estresse, e é indicada para outros inúmeros sintomas.

Capim-limão

Entre as propriedades do capim-limão, destacam-se os efeitos antisséptico, antimicrobiano, analgésico e anti-inflamatório. Além disso, especialmente na forma de chá, a erva proporciona efeito relaxante e oxidante, ajudando a combater o estresse. O chá de capim-limão é uma das formas mais comuns de uso, proporcionando vários benefícios, além do sabor.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.