Devoção

Padre orienta fiéis a celebrarem o Ano Novo com fé e comunhão

Claudio Sousa Fernandes, vigário da Paróquia Nossa Senhora da Conceição do bairro Monte Castelo, em São Luís, recomenda preces para finalizar 2020 e iniciar 2021.

Paulo Pontes/Na Mira

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h05
Padre e psicólogo, Claudio Sousa. (Foto: Miguel Viegas / Divulgação)
Padre e psicólogo, Claudio Sousa. (Foto: Miguel Viegas / Divulgação)

SÃO LUÍS - Uma das formas tradicionais de celebrar o Ano Novo é na igreja. Na Paróquia Nossa Senhora da Conceição do bairro Monte Castelo, em São Luís, tradicionalmente, o padre e psicólogo, Claudio Sousa Fernandes, costuma encerrar o último dia do ano com uma missa.

"A participação na missa é uma forma comunitária de expressar a gratidão e de externalizar o nosso compromisso com tudo aquilo que é referente ao cuidado com a vida nas suas diversas formas", afirma.

Segundo o padre Claudio, este ano, por causa da pandemia, a confraternização não será realizada. "Estaremos cada um na sua casa em comunhão através das orações, desejando de um 2021 abençoado", expressa.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Monte Castelo. (Foto: Miguel Viegas / Divulgação)
Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Monte Castelo. (Foto: Miguel Viegas / Divulgação)

Reunido com amigos ou com a família, o padre Claudio orienta que no último minuto do ano os fiéis "façam brotar do coração (e em silêncio) uma oração de gratidão pelo ano que se encerra e rezar juntos a oração do Pai Nosso".

"Fazer uma prece espontânea ou em silêncio, recordando todas as pessoas que tiveram suas vidas dizimadas pela pandemia e nos comprometendo honrar com a nosso empenho, esforço, dedicação, a memória dos que se foram", recomenda.

Depois da virada do ano, o padre Claudio diz que essencial brotar no coração uma prece (em silêncio) de boas-vindas para o ano que se inicia e abraçar as pessoas desejando coisas boas. "A melhor maneira de honrar a memória daqueles que partiram é viver a Vida com alegria e responsabilidade", finaliza.

Semanalmente, o padre e psicólogo Claudio Sousa Fernandes faz um bem humorado e coerente passeio pelas emoções humanas através do programa "Momento de Fé", no Imicast, podcast do Imirante nas plataformas de streaming, como Spotify e Soundcloud. Clique aqui e ouça.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.