Arte

Exposição ''Crioula Simples Como Deve Ser'' será aberta dia 22 em São Luís

Mostra ocorre na Casa do Tambor, no Centro Histórico.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h05
A mostra reunirá fotografias e elementos cênicos característicos na dança.
A mostra reunirá fotografias e elementos cênicos característicos na dança. (Foto: divulgação / assessoria)

SÃO LUÍS - Tradição do folclore maranhense e patrimônio cultural brasileiro, o tambor de crioula será tema de uma criativa exposição neste mês de dezembro. Realizada pelo Tambor de Crioula Maracrioula, do bairro da Liberdade, em São Luís, por meio da Lei Aldir Blanc, via Governo do Maranhão, a mostra ‘Crioula Simples Como Deve Ser’ será aberta no dia 22 de dezembro, a partir das 17h, na Casa do Tambor (Rua da Estrela, 308/282), Centro Histórico da capital maranhense.

A mostra reunirá fotografias e elementos cênicos característicos na dança. Em exposição, vestimentas utilizadas pelos brincantes, instrumentos musicais e ambientação típica da dança. São Luís possui mais de 80 grupos cadastrados. A data de 21 de junho foi intitulada como dia do Tambor de Crioula. A mostra é ponto obrigatório para visitantes, turistas, estudantes e admiradores da cultural popular.

Histórico

Com sede no bairro Liberdade, o Maracrioula foi criado com o objetivo de trazer os jovens para dentro da manifestação, fazendo com que as novas gerações aprendessem e dessem continuidade ao legado histórico-cultural construído pelos mais velhos. Atualmente, o grupo já conta com três CDs gravados e será um Ponto de Memória, através de um programa do Instituto Brasileiro de Museu (Ibram).

“O tambor Maracrioula nasceu e cresceu em São Luís e tem orgulho de ter a rua como palco principal. Muitas vezes, na chuva ou no sol do meio dia, sempre com vontade e grande prazer de levar nossa cultura e fazeres artísticos a quem nunca viu, e para quem aprecia a manifestação”, sintetiza Nascimento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.