Maranhense

Luciana Simões é indicada ao WME Awards by Music 2020

Dedicada às mulheres do universo musical, a premiação tem Luciana Simões como Empreendedora Musical do ano.

Na Mira, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h05
Maranhense Luciana Simões é Luciana Simões é indicada ao WME Awards by Music 2020.
Maranhense Luciana Simões é Luciana Simões é indicada ao WME Awards by Music 2020. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - A maranhense Luciana Simões está entre os grandes exemplos do protagonismo feminino indicados ao Prêmio WME Awards by Music 2020. Trata-se de uma das premiações, atualmente, mais importantes da Música Brasileira, a primeira totalmente dedicada às mulheres do universo musical. O Prêmio que traz à tona a força de atuação das mulheres na Indústria Cultural brasileira, dando visibilidade a esse trabalho e fomentando a união entre as profissionais de todo o mercado.

Entre cinco finalistas, Luciana é indicada na categoria Empreendedora Musical. Para se ter uma ideia, entre as artistas estão Gal Costa, do cenário pop Anitta, do sertanejo Marília Mendonça e da cena independente, Céu, Letruz e Luedji Luna concorrendo ao prêmio este ano, que terá como grande homenageada a cantora Alcione.

São várias categorias: Melhor Live, Melhor DJ, Melhor Diretora de Video Clipe, Melhor Produtora Musical, Melhor Compositora, Melhor Jornalista Musical, Melhor Radialista, Melhor Cantora, há também a estreia da categoria Inovação na Web, onde a cantora Tereza Cristina e o coletivo de DJs de mulheres Uh!Manas estão presentes concorrendo a premiação. Ao todo, são 17 categorias. Algumas estão abertas para votação popular, outras exclusivas ao júri técnico formadas pelas embaixadoras do prêmio, em torno de 150 mulheres.

Há oito anos, Luciana Simões vem realizando um dos maiores festivais de música do Maranhão, o Festival BR 135, de vasta programação com artistas locais e nacionais; entre shows, rodas de negócios, oficinas, amplia os públicos através do Conecta Música, promovendo diálogo entre os atores sociais desse universo musical, reverenciando-os da Cultura Popular ao Clássico. Além de manter uma sólida carreira artística com o duo Criolina, ao lado de Alê Muniz.

Luciana é cantora, compositora, produtora, curadora, palestrante, pesquisadora musical. É também colecionadora de discos e DJ. No universo da discotecagem assina como Luh Del Fuego. Uma multiartista que legitima o protagonismo feminino, representa as mulheres do Nordeste e Amazônia Legal, reconhecidamente em todo o país.

“Passando por um ano difícil onde questionei meu ofício, minha atuação feminina e minha sanidade, essa indicação ao WME Awards by Music 2020 é uma honraria que eu já considero um prêmio para todas as mulheres invisibilizadas pela distância geográfica e olhar colonizador dos grandes centros”, declarou Luciana, em uma de suas redes sociais.

O WME Awards by Music2! está em quarta edição. Terá cerimônia de premiação apresentada por Preta Gil no próximo dia 08 de dezembro, em São Paulo – SP, realizada em parceria com a TNT, que vai transmitir toda a premiação com exclusividade na tela da TV e nas redes sociais do canal (Facebook, Twitter e YouTube da TNT Brasil). O prêmio foi criado em 2017 por Fátima Pissarra, CEO da Mynd e Music2!, e por Claudia Assef e Monique Dardenne, fundadoras da plataforma Women’s Music Event.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.