Instrução Pública no MA

Arquivo Público abre exposição virtual em alusão ao Dia do Professor

A seleção do acervo reúne documentos originais do período de 1832 a 1904.

Namira, com informações da Secma

Atualizada em 27/03/2022 às 11h06
Arquivo Público guarda documentos dos períodos Colonial, Imperial e Republicano.
Arquivo Público guarda documentos dos períodos Colonial, Imperial e Republicano. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Com o tema “Instrução Pública no Maranhão”, o Arquivo Público abre exposição virtual na próxima quinta-feira (22), às 9h, disponível no site do Apem. A mostra é alusiva ao Dia do Professor, comemorado no dia 15 de outubro.

A seleção do acervo reúne documentos originais do período de 1832 a 1904. Apresenta curiosidades da história da instrução pública maranhense como o ensino das Escolas de Primeiras Letras, recomendações voltadas para a formação de meninos e meninas, pedidos de materiais pedagógicos a instituições estrangeiras, registros de antigas escolas como o Liceu Maranhense, Escola Normal e Escola Benedito Leite.

Palestras

Após a abertura acontecerão, no decorrer do dia, palestras on-line disponibilizadas pelo Instagram do Apem (@arquivopublicoma), com professores e convidados que irão falar sobre a educação no Maranhão e seu processo evolutivo.

Entre os temas a serem debatidos, estão: “Fontes para pesquisa sobre Instrução Pública no Maranhão”, com o Prof. Dr. César Augusto Castro; “A Educação na atualidade”, com o Prof. Me. Felipe Costa Camarão e “O direito à Educação”, com a Dra. Amanda Costa Thomé Travincas.

O Arquivo Público do Maranhão é equipamento cultural vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e tem a função de formular a política estadual de arquivos. Tem sob a sua guarda o maior acervo documental do Estado, oriundo do arquivo da secretaria do Governo (1728-1914) e suas sucessoras (1914-1991) e dos Arquivos da Polícia Militar e Civil (1828-1976), além de acervos privados de interesse público e social. Está constituído por aproximadamente 2 km de documentos textuais dos períodos Colonial, Imperial e Republicano, além de mapas, plantas, discos e microfilmes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.