História

Live apresentará passeio virtual pela São Luís do século XIX

Evento on-line será nesta sexta-feira (28), às 16h.

Na Mira, com informações do Sesc/MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h06
A transmissão será realizada pelo youtube do Sesc Maranhão.
A transmissão será realizada pelo youtube do Sesc Maranhão. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - Com um roteiro cheio de curiosidades e beleza arquitetônicas, o Sesc realiza nesta sexta (28) um tour virtual pelos centros históricos de Santos e São Luís. O público viajará no tempo com os guias turísticos Cadu de Castro (SP) e João Marcelo Barbosa (MA) e mergulhará no século XIX com todo seu apogeu econômico e arquitetônico. A live será transmitida pelo canal da instituição no Youtube, às 16h.

Uma viagem virtual do conforto da sua casa, essa é a proposta do Turismo Social do Sesc Maranhão. Fazendo uma conexão entre São Luís do Maranhão e a cidade de Santos em São Paulo, os guias farão um passeio pelo Centro Histórico de São Luís e mostrarão a importância de sua formação para apogeu econômico da cidade, assim como o público terá a oportunidade de conhecer o Centro Histórico de Santos e a influência da cultura do café no século XIX.

O Centro Histórico de São Luís se destaca pela uniformidade e beleza dos seus imóveis, formando um dos maiores conjuntos arquitetônicos de essência portuguesa ainda preservados da América Latina, fatores que levaram este conjunto a compor a lista da UNESCO de patrimônios culturais do mundo em 1997. Os espectadores poderão ver as construções do séc. XIX, desenhadas com a mais perfeita arquitetura colonial e decoradas com os tradicionais azulejos nas fachadas, entre as ruas íngremes do Centro Histórico.

Já o Centro Histórico de Santos é um importante acervo histórico do país, composto por edifícios e monumentos que representam os diferentes períodos de nossa história. Desde a sua fundação, em 1545, até meados do século XIX, Santos teve um lento ritmo de crescimento, mantendo por dois séculos a mesma estrutura física e urbana. A partir de 1850, com a chegada do café no estado de S.Paulo e, principalmente, com a inauguração da ferrovia São Paulo Railway, em 1867, Santos entra em um forte processo de desenvolvimento econômico, que se prolonga por cem anos, até meados de 1967. É nessa fase que se concentra a construção de seu rico patrimônio histórico.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.