Cultura e educação

Bumba-meu-boi no currículo do ensino médio é tema de live

A transmissão ocorre neste domingo (23), às 19h30, no Instagram.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h06
A temática do projeto é pertinente porque busca promover o conhecimento em cultura popular na educação básica.
A temática do projeto é pertinente porque busca promover o conhecimento em cultura popular na educação básica. (Reprodução)

SÃO LUÍS - “Linguagens artísticas do bumba-meu-boi no currículo do ensino médio no Maranhão: uma experiência no Centro de Ensino Manoel Beckman” é tema de live neste domingo (23), às 19h30, promovida pelo projeto “Live – Educação em Foco” do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

A live será transmitida pelo Instagram do Programa e contará com a participação de Ana Deborah Pereira de Barros, egressa do Programa, licenciada em Educação Artística pela Universidade Federal do Maranhão, membra do grupo de estudo e pesquisa Arte, Cultura e Educação (Gepace) e professora da rede estadual de ensino. Ela também trabalha com projetos voltados para a fotografia, dança educacional, música e surdez.

A pesquisa, tema da live, foi desenvolvida no Centro de Ensino (CE) Manoel Beckman durante o segundo semestre de 2017, com um quantitativo de sessenta e três estudantes do segundo ano do ensino médio, divididos em dois grupos, denominados de “controle” e “experimental”. “Enquanto uma turma participava da proposta, a outra turma servia de parâmetro para aferir se de fato a proposta funcionou ou não. Antes da execução do projeto, um material didático foi elaborado para implementação da proposta”, esclareceu a dinâmica do projeto.

Segundo a pesquisadora, a temática do projeto é pertinente porque busca promover o conhecimento em cultura popular na educação básica ao mesmo tempo que possibilita uma discussão sobre a importância do bumba-meu-boi no Maranhão, permitindo que os jovens tenham a oportunidade de vivenciar essa manifestação popular na escola e contribuindo para preservação da cultura popular.

“A minha pesquisa partiu da necessidade de conceber uma proposta didático-pedagógica em Arte para escolas de ensino médio no Maranhão que vise o reconhecimento, valorize o bumba-meu-boi maranhense enquanto patrimônio cultural do Brasil, que agora se tornou patrimônio imaterial da humanidade. A primeira etapa da pesquisa foi a confecção de materiais como a coleta de fotografias, pesquisa, gravação de vídeos para a plataforma do YouTube, fundamentação teórica e desenvolvimento das atividades sequenciais. Já a segunda etapa foi feita a análise do material por uma banca de qualificação. A terceira etapa foi a execução do livro didático e a quarta, e última, foi a escrita dos resultados do projeto”, explicou.

Ana Deborah Barros destaca que o bumba-meu-boi faz parte das ricas manifestações populares do Brasil. “Esta pesquisa é uma das vias para inserir a cultura popular na escola de maneira efetiva. Essa manifestação cultural agrega de maneira harmoniosa a música, a dança, o teatro e as artes visuais, e por isso se mostra como potencial via de trabalho a ser incorporado na estrutura dos currículos da educação básica”, finalizou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.