Internet

Com vídeos divertidos, maranhense se destaca em aplicativo na web

Quarentena aguçou o processo criativo de algumas pessoas, principalmente nas redes sociais.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h06
Vídeos de Greycy Pontes no TikTok.
Vídeos de Greycy Pontes no TikTok. (Foto: Reprodução / TikTok)

SÃO LUÍS - O TikTok está entre os aplicativos mais comentados dos últimos tempos. No Brasil, de acordo com levantamento on-line, 95% dos espectadores já ouviram falar da plataforma de vídeos. A pesquisa realizada pela Ipsos, que é uma uma empresa de pesquisa de mercado independente, aponta, ainda, um fato curioso: três em cada quatro no TikTok são usuários passivos. Ou seja, entre os que baixaram o aplicativo, 77% estão lá como consumidores de conteúdo. Os outros 23%, além de assistir, já produzem seus próprios vídeos.

Leia também:

Humor e representatividade fazem maranhense ganhar destaque na web

Maranhense faz sucesso no TikTok e chama atenção de famosos

“É o aplicativo que mais rapidamente ganhou espaço entre os nossos espectadores, e esse crescimento foi potencializado pelo momento da pandemia, quando houve também uma declaração de aumento no uso de outras plataformas de entretenimento, como a TV aberta e fechada e os meios digitais”, diz a especialista Cintia Lins. Em um estudo específico sobre hábitos de consumo de mídia na pandemia, feito com 300 pessoas, 56% declararam ter baixado novos apps durante o período da quarentena.

Segundo alguns especialistas, há algumas razões pelas quais o TikTok tem atraído a atenção dos consumidores. Uma delas é a sua facilidade de uso, com recursos simples, que possibilitam a edição e a interação nos vídeos. Além disso, a possibilidade de criar desafios permite o diálogo com um público mais jovem.

Por fim, não é preciso ser um 'tiktoker' – nome dado aos influenciadores do TikTok – para que o vídeo se propague. O grande trunfo da plataforma para quem quer fazer parte da comunidade é justamente o uso das hashtags em desafios. Fazendo uso dela, o vídeo aparece no grupo que colocou o mesmo desafio e assim, a “viralização” acontece também pela força da criatividade na produção do conteúdo.

A pesquisa “TikTok Na Estratégia de Comunicação” foi realizada por meio de um painel on-line, que conta com mais de meio milhão de consumidores brasileiros (16+, Nacional, ABCD), entre os dias 09 de 12 de julho de 2020. A margem de erro é de 4%, a um intervalo de 95% de confiança.

'Tiktoker' maranhense

Maranhenses também entraram na onda o TikTok durante a pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, como forma de entretenimento para si e para ouras pessoas por meio de vídeos divertidos.

Uma dessas pessoas do Maranhão que têm feito sucesso na plataforma, é a administradora Greycy Pontes. Segundo ela, a ideia de entrar no aplicativo de vídeo partiu da sua filha, que tem nove anos de idade, e que já usava o app. "Ela sempre me pedia para gravar com ela e eu achava que não seria para minha faixa etária. Mas como ela estava em tratamento contra a ansiedade, resolvi tentar no início da quarentena para ajudar a passar o tempo. Então, fiz uma dublagem de um meme aqui do Maranhão e ele viralizou no mesmo dia. Daí, comecei a fazer mais dublagens e gravar mais vídeos", lembra Greycy.

Segundo Greycy, o período de quarentena aguçou seu processo criativo para a gravação de vídeos, já que, assim como ela, muitas pessoas estavam ociosas. "Nesse momento, a rede social cresceu muito e os vídeos cresciam muito rápido", diz.

Atualmente, Greycy Pontes tem mais de 14.700 seguidores no app e mais de 2 milhões de visualizações em seus vídeos. Segundo ela, um dos mais vistos e compartilhados é o da "irmã Dora do Maranhão". A 'tiktoker' ainda diz que seus outros vídeos também tiveram muita aceitação do público.

A administradora conta que no início tinha muita vergonha de gravar vídeo, mas após receber mensagens positivas dos seguidores, acabou superando essa berreira. "Já cheguei a usar perucas, maquiagens, e pintar os dentes", afirma.

A inspiração dos seus vídeos são sempre memes, a maioria deles nascidos no Maranhão, que, segundo Greycy, é um Estado berço de pessoas engraçadas e divertidas que fazem sucesso na internet. "Procuro histórias regionais", conta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.