Estudos Psicossociais

Livro digital terá lançamento virtual nesta sexta-feira (31)

Obra reúne estudos sobre psicologia e comunicação.

Na Mira, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h07
Estudos Psicossociais: Psicologia e Comunicação.
Estudos Psicossociais: Psicologia e Comunicação. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Na sexta-feira (31), acontecerá o lançamento do livro digital Estudos Psicossociais: Psicologia e Comunicação, através da plataforma Google Meet, às 18h. A publicação é fruto da parceria celebrada entre o Departamento de Comunicação Social e o Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

A obra é uma coletânea de textos que foram produzidos pelos docentes e discentes na disciplina Mídia, Consumo e Subjetividade ministrada no Curso de Psicologia na UFMA, no segundo semestre de 2018. A referida disciplina teve como objetivo pensar os processos de subjetividade através da mídia em suas variadas perspectivas.

Ao todo o livro é composto por nove textos que registram os debates e reflexões feitos pelos professores Rose Ferreira do Departamento de Comunicação Social da UFMA e Ricardo Alvarenga, que no período realizava o seu estágio docente de doutorado no Departamento de Comunicação e atualmente é docente do Centro Universitário Estácio São Luís e pelos discentes da disciplina: Alberto Joaquim, Carlos André, Emanuelle Santos, Camila Araujo, Flaviane Cartágenes, Luciana Fontinele, Giullia Marques e Thaís Stephanie. Contando ainda com o prefácio escrito pela professora universitária e psicóloga Maria Emília Miranda Alvares e posfácio por Rakel de Castro professora universitária e jornalista.

A publicação digital que conta o com o selo da editora da Universidade Federal do Maranhão (EDUFMA) será disponibilizada gratuitamente no site da editora e também na página do projeto Rádio Híbrida (vinculado ao NEEC) e aborda temas que vão desde a própria reflexão teórica sobre a tríade mídia, consumo e subjetividade, até questões que relacionam o consumo e a mídia no âmbito dos desenhos animados, do futebol, dos aplicativos móveis, da sexualidade, das relações de classes e da música.

Sobre a oportunidade de ministrar essa disciplina a Profa. Dra. Rose Ferreira comenta que toda disciplina sempre é um desafio e essa particularmente por tratar-se de uma incursão por outro campo do conhecimento. “O desafio de sair temporariamente do campo da Comunicação para realizar uma interlocução com outro campo, foi aceito e aqui apresentamos uma parte dos resultados da relação estabelecida entre ensino aprendizagem que nos foi posto neste processo iniciado em 2018”, comentou.

Ainda sobre o desafio de ministra uma disciplina em que se estabeleça um diálogo entre dois campos do conhecimento o Prof. Me. Ricardo Alvarenga relembrar a reflexão de um dos autores trabalhados na disciplina. “Com nos ensina José Marques de Melo para compreender dos fenômenos da interação simbólica é necessário a presença de outros campos como a Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia entre outros que emprestam às Ciências da Comunicação o seu arcabouço reflexivo, o que nos ajuda a balizar e fomentar nossas teóricas e práticas de ensino e pesquisa”, afirmou.

Serviço

O quê: lançamento Virtual do Livro Estudos Psicossociais: Psicologia E Comunicação

Quando: 31 de julho de 2020 (sexta-feira)

Onde: plataforma Google Meet (o link será disponibilizado no dia do evento)

Como baixar: acesse http://www.radiohibrida.ufma.br/e-book-estudos-psicossociais-psicologia-e-comunicacao/

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.