Dia dos Avós

Veja cinco dicas de como homenagear os avós mesmo à distância

Quando o beijo e o abraço apertado não podem fazer parte do presente, data ganha ainda mais significados.

Divulgação / assessoria

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h07
O idoso deve evitar aglomerações, mas não pode ficar completamente sozinho.
O idoso deve evitar aglomerações, mas não pode ficar completamente sozinho. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - “Saudade da casa da avó, né, minha filha?”, é o pensamento de muita gente que hoje está distante dessas pessoas tão especiais!

Neste domingo (26), no Dia dos Avós, essa saudade só aumenta. A data seria uma ótima oportunidade para reunir a família, naquele almoço de domingo. Mas diante do contexto atual, de pandemia, muitos netos não poderão visitar os avós, sentar naquela cadeira de balanço e conversar sobre a vida. Tampouco provar a comidinha tão gostosa, preparada com muito carinho.

Este dia ganha novos significados, no momento atual, quando o beijo e o abraço apertado não podem fazer parte do presente. No entanto, há outras formas de manter o contato com os avós. O idoso deve evitar aglomerações, mas não pode ficar completamente sozinho.

Uma pesquisa feita pela Universidade de Boston, nos Estados Unidos, ao analisar diversas famílias durante anos, mostrou que a proximidade emocional entre netos e avós protege ambos da depressão e outros transtornos mentais. O estudo 2016.

“Por isso, além de ter alguém saudável perto dele, é necessário que o restante da família se mantenha presente. Essa é a hora de ligar e conversar pelo celular, Skype ou por chamadas de vídeo no WhatsApp que possibilitam os avós matar a saudade ao ver seus filhos e netos”, detalha a psicóloga Celiane Lopes.

Para a psicóloga há vários pontos positivos nesta relação. "Os avós trazem segurança, apoio e ensinamentos que somente os mais velhos podem oferecer aos pequenos da família", explica a especialista. Para ela, os avôs e avós podem ser a referência de afeto e acolhimento para as crianças.

Para o idoso, o convívio com os netos resulta em uma melhor qualidade de vida. "Fisicamente eles se sentem mais ativos. Também se preocupam com a saúde para que possam garantir o acompanhamento do crescimento das crianças", completa a psicóloga.

Como retribuir todo o amor e cuidado que os avós sentem pelos netos à distância? Separamos 5 dicas para você. Vamos celebrar o vovô e a vovó!

1-Homenagem em vídeo

Que tal os netos se reunirem? A dica é fazer um vídeo cantando a música preferida dos avós e enviando uma mensagem sincera. Não precisa nem de edição se você não puder fazer, basta expressar seus sentimentos e deixar por conta da emoção.

2-“Eu te amo”

Quantas vezes já olhou para seus avós e disse sinceramente um sonoro “eu te amo”? Tenha certeza, que eles vão amar! Para algumas pessoas, expressar os sentimentos é um desafio, mas nessa data eu lhe convido a romper essa barreira. Não tenha dúvidas, será libertador para você e um verdadeiro presente para seus avós. Afinal, o distanciamento é apenas físico, e não emocional.

3- Buquê personalizado

Para quem quer montar o buquê de rosas e surpreender a vovó? Essa espécie tão bela e tradicional pode ser mesmo uma linda demonstração de carinho com a sua vovó. Ela é símbolo do sentimento mais nobre de todos: o amor. Ainda, é capaz de representar admiração e carinho. A sugestão é a cor rosa ou branca, que demonstra extrema delicadeza.

4- Faça um livro de recordações

Que tal reunir fotos e recordações que representem a história de vocês e montar um livro? Faça colagens em diversas folhas e, em cada página, fale um pouco sobre o que aquilo que está lá significa para você e para seus avós. Depois, é só grampear todas as folhas, caprichar na capa e mandar entregar na casa deles (use aplicativos de entregas ou vá você mesmo, mas não se esqueça de se cuidar e manter distância – tudo pelo próprio bem deles).

5- Homenagem na Varanda

Declare o seu amor pelos seus avós! Faça uma surpresa para eles junto com outros netos. Convide-os para aparecerem na varanda e quando estiverem no local, cantem uma música para eles, ou simplesmente faça a declaração. Eles vão se emocionar e amar, todo esse carinho!

Origem do Dia dos Avós

O Dia Mundial dos Avós é celebrado em 26 de julho em homenagem à Santa Ana e São Joaquim. Os pais da Virgem Maria – avós de Jesus Cristo – são considerados os padroeiros de todos os avós pela Igreja Católica.

No dia 26 de julho de 1584, os avós de Jesus Cristo foram canonizados pelo Papa Gregório VIII. Por isso, a escolha da data para a celebração.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.