Bumba Live Boi

É hoje! Saiba como assistir ao show virtual de Rita Benneditto

Live transmitida pelo imirante.com também terá participações de Alcione, Geraldo Azevedo e de 13 representantes dessa manifestação artística.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h07
(Foto: Reprodução / Instagram)

SÃO LUÍS - Nesta sexta-feira (26), o Imirante.com vai transmitir a live da cantora Rita Benneditto. A “Bumba Live Boi – Maranhão, meu tesouro, meu torrão” terá participações da cantora Alcione e do cantor e compositor Geraldo Azevedo, além de 13 nomes que mantêm essa tradição viva no Maranhão.

São eles: Zé Olhinho (Boi de Santa Fé), Ribinha (Boi de Maracanã), Leila Naiva (Boi de Axixá), Chagas (Boi São José de Ribamar), Nadir Cruz (Boi Floresta), Inácio Pinheiro e Roberto Brandão (Boi Barrica), Regina Avelar (Boi de Leonardo), Zé Alberto (Boi Famosão) e as Caixeiras do Divino Espírito Santo (Bartira, Dindinha, Graça e Zezé). A eles será revertida parte das doações obtidas durante a transmissão.

A apresentação tem patrocínio da Equatorial, apoios de Casa Rysco e Captura Produções, e será transmitida na próxima sexta, às 19h30, no canal do YouTube do Imirante, no canal da artista e nas suas redes sociais.

Rita terá a companhia do maestro Zé Américo Bastos, com quem apresentará números que louvam a tradição do Boi, além da própria cultura junina. Alguns exemplos são "Bela Mocidade" - tema de Donato Alves gravado por Maria Bethânia - e "Boi de Haxixe", de Zeca Baleiro. Autores fundamentais da música nordestina são também reverenciados. São nomes como João do Vale (1934-1996), de quem escolheu "Todos cantam sua terra" e "Pé no lajeiro", e Dominguinhos (1941-2013), da clássica "Isso aqui tá bom demais", entre outros.

No Maranhão, o Bumba Meu Boi se diferencia por compreender uma variedade de estilos, a multiplicidade de grupos e por, principalmente, amalgamar as manifestações de arte, fé e festa. No caso da fé, ela abarca a devoção aos santos juninos (Santo Antônio, São João, São Marçal e São Pedro) e o culto a entidades de matriz africana, que, no Maranhão, são louvadas nas casas dedicadas ao Tambor de Mina e ao Terecô. O ciclo festivo é vivenciado ao longo de todo o ano, dividindo-se em quatro etapas: ensaios, batismo, apresentações públicas e, por fim, a morte. Os "sotaques”, como são conhecidos, são seis: baixada, pandeirão, matraca, zabumba, costa-de-mão e orquestra. Essas formas não são, com tudo, únicas, e o mesmo vale para grupos surgidos a partir das recriações de grupos tradicionais.

O importante é brincar. E em segurança, com todos respeitando as regras do isolamento social. Distantes, mas unidos na devoção a uma arte genuinamente brasileira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.