Arraiá do Povo em Casa

Arraial rememora encanto do São João em transmissão na TV Assembleia

Atrações folclóricas da edição 2019 foram reprisadas.

Publipost/Assembleia Legislativa

Atualizada em 27/03/2022 às 11h07

SÃO LUÍS - Todo o brilho e beleza dos bois Unidos de Santa Fé, Nina Rodrigues, Sonhos e da Quadrilharte de Alcântara invadiu a telinha dos telespectadores e encheu de alegria os internautas que acompanharam, na noite de quinta-feira (25), mais uma contagiante transmissão do ‘Arraiá do Povo em Casa’, exibido pela TV Assembleia (canal 51.2 e 17 da TVN) e nas redes sociais do Parlamento Estadual.

A programação contou com apresentações de toadas inéditas enviadas pelos cantadores de bumba-boi e que embalaram telespectadores e internautas, dando mais uma vez o tom contagiante do 'Arraiá do Povo em Casa’. A festança virtual encerra nesta sexta-feira (26), com a alegria da orquestra dos bois Pirilampo, Mocidade de Pinheiro e Morros e a batucada das matracas e pandeirões do Boi da Maioba, que gravou novas toadas especialmente para a TV Assembleia, uma delas inédita, que seria apresentada no São João deste ano.

A transmissão das reprises das atrações folclóricas que marcaram a edição 2019 do ‘Arraiá do Povo’, realizado pela Assembleia, foi acompanhada por milhares de pessoas que, em suas casas, entraram no ritmo empolgante dos mais belos espetáculos do terreiro junino e mataram a saudade de dançar e cantar com os folguedos tradicionais do Maranhão.

Os melhores momentos das brincadeiras juninas, exibidas na segunda noite do arraial virtual, foram transmitidos pela TV Assembleia com chamadas ao vivo da programação pelos apresentadores Ely Coelho e Ronald Segundo.

Tradições

Para o presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto (PCdoB), o arraial virtual permite que as tradições culturais se mantenham vivas neste momento em que o distanciamento social ainda é necessário para evitar o contágio do novo coronavírus. “Apesar da situação que vivemos, as famílias, na segurança e comodidade de suas casas, podem reviver os melhores momentos do nosso São João, preparados com muito carinho pela Assembleia”, disse.

Entusiasta das manifestações tradicionais juninas, o diretor de Comunicação da Alema, jornalista Edwin Jinkings, afirmou que a interação positiva nas redes sociais demonstrou que a realização do arraial virtual foi uma decisão acertada, pois possibilitou que as pessoas revivessem o melhor do São João do Maranhão, mesmo em casa. “Além das reprises com os melhores momentos, é uma oportunidade de mostrar também os trabalhos que haviam sido preparados pelos grupos folclóricos e cantadores, especialmente para as festas de 2020, que não puderam ser realizadas”, ressaltou.

Ligada na TV Assembleia, telespectadora enviou foto tirada no momento da transmissão do
Ligada na TV Assembleia, telespectadora enviou foto tirada no momento da transmissão do "Arraiá do Povo em Casa". (Foto: Divulgação / TV Assembleia)

Interação

De suas casas, internautas de todo o Estado e de outros lugares do Brasil enviaram fotos e vídeos, aproveitando a festança virtual para manifestar o seu amor pela cultura do Maranhão. “Diretamente de São João Batista. O melhor São João é do Maranhão!”, comentou Heryca Pinheiro, na live do Youtube.

A brincante vestiu sua indumentária e se divertiu com as atrações do 'Arraiá do Povo em Casa' transmitido pela TV Assembleia. (Foto: Divulgação / TV Assembleia)
A brincante vestiu sua indumentária e se divertiu com as atrações do 'Arraiá do Povo em Casa' transmitido pela TV Assembleia. (Foto: Divulgação / TV Assembleia)

Outros internautas, que acompanhavam de outros estados e de fora do Brasil, também se manifestaram. “Ótima ideia da Assembleia Legislativa! Estão de parabéns! Sou ludovicense e estou agora com minha família curtindo em Portugal”, disse Wellington, em seguida.

“Estou em Porto Velho, mas na onda do bumba meu boi do Maranhão”, escreveu Edson Caúla.

“Adorei a iniciativa em fazer essa retrospectiva do ano passado. Estou aqui com meu pai e minha mãe, amamos nossa cultura”, comentou a internauta Diana Feques.

Internauta envia mensagem comentando apresentação do Boi de Nina Rodrigues, que contou com a participação de brincantes mirins. (Foto: Divulgação / TV Assembleia)
Internauta envia mensagem comentando apresentação do Boi de Nina Rodrigues, que contou com a participação de brincantes mirins. (Foto: Divulgação / TV Assembleia)

Confira a programação desta sexta-feira (26):

Boi de Pirilampo

Boi Mocidade de Pinheiro

Boi de Morros

Boi da Maioba

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.