#TBT junino

Saudades do São João? Relembre como foi a temporada junina de 2019 no Maranhão

Arraiais e shows movimentaram o São João do Maranhão no ano passado; veja como foi.
Adriano Soares / Na Mira04/06/2020 às 11h23
Boi de Nina Rodrigues na temporada junina de 2019. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)

SÃO LUÍS – A temporada junina, sem dúvida, é uma das épocas do ano mais esperada pelos maranhenses. Este ano, devido a pandemia do novo coronavírus, o mês de junho não será de festa, como tradicionalmente, nos arraiais espalhados pelos quatro cantos de São Luís. Mas, nem por isso, o público vai deixar o período passar despercebido.

Leia também:

Governo do Maranhão não descarta festejos de São João ainda em 2020

#TBT junino

Em 2019, a temporada junina foi muito movimentada na capital maranhense. Arraiais, em vários formatos, arrastaram multidões aos terreiros de louvação a São João, São Pedro, Santo Antônio e São Marçal, os quatro santos juninos.

Muita alegria, cores, ritmos, história e tradição marcaram o São João do Maranhão em 2019. Além dos grupos de bumba meu boi, cacuriá, tambor de crioula e dança portuguesa, grandes atrações nacionais também marcaram presença na temporada junina maranhense no ano passado, como Alceu Valença e Elba Ramalho. “Ai, Gabi… só quem viveu sabe.”

O Imirante.com marcou presença nos principais arraiais da capital maranhense no ano de 2019. Durante 16 dias, o Arraial do Ilha, localizado na Praça de Eventos do Shopping da Ilha, se transformou no arraial indoor mais arretado da cidade. Vários grupos de bumba meu boi e outros ritmos animaram o grande público que, além de realizarem suas compras no shopping, também acompanhavam com todo conforto e segurança a programação no grande tablado montado no centro da praça.

O evento foi uma parceria entre o Shopping da Ilha e Grupo Mirante.

Veja algumas fotos do Arraial do Ilha 2019:

Cíntia Araújo comandou a transmissão, ao vivo, do Arraial do Ilha no Imirante.com. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)
Boi de Nina Rodrigues se apresentando no Arraial do Ilha em 2019. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)
Cacuriá de Dona Teté no Arraial do Ilha 2019. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)
Dança Portuguesa Raízes de Portugal no Arraial do Ilha 2019. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)

Arraial da Praça Maria Aragão

Outro grande arraial, em 2019, foi o da praça Maria Aragão, no Centro de São Luís, promovido pela Prefeitura e Governo do Estado. Por lá, uma grande estrutura foi montada para receber o público que chegava cedo para não perder nada da programação durante os 17 dias de festa.

Além de um grande tablado montado no centro da praça Maria Aragão, onde grupos juninos se apresentavam, um palco fixo recebia, alternadamente, outras atrações e os grandes shows. Ao total, foram mais de 100 atrações. O Imirante.com transmitiu parte da programação do arraial, ao vivo.

Veja algumas fotos do Arraial da Maria Aragão 2019:

Boi de Guimarães no Arraial da Maria Aragão em 2019. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)
Boi de Morros no Arraial da Maria Aragão em 2019. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)
Elba Ramalho no Arraial da Maria Aragão em 2019. (Foto: Divulgação / Prefeitura de São Luís)
Alceu Valença no Arraial da Maria Aragão em 2019. (Foto: Divulgação / Prefeitura de São Luís)

Arraial Energia do São João

E quem disse que no Maranhão o São João acaba em junho? A prova disso, em 2019, foi o Arraial Energia do São João, promovido pela Equatorial Energia e Octop Entretenimento, que estendeu a temporada junina por mais três semanas do mês de julho. O arraial foi realizado no Ceprema, no tradicional bairro da Madre Deus, coração de São Luís.

Por lá, com chuva ou sem chuva, os grupos folclóricos se apresentaram, trazendo muita alegria e emoção ao público que não arredava o pé até a última atração subir ao palco.

Durante os nove dias de programação do Arraial Energia do São João, o Imirante.com transmitiu tudo, ao vivo, para quem estava em outra cidade ou teve alguma impossibilidade de ir ao Ceprama.

Veja algumas fotos do Arraial Energia do São João 2019:

Boizinho Barrica no Arraial Energia do São João 2019. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)
Boi Encanto do São Cristóvão no Arraial Energia do São João 2019. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)
Boi da Floresta no Arraial Energia do São João em 2019. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)
Cacuriá de Dona Teté no Arraial Energia do São João em 2019. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)

E 2020?

O momento é de extremo cuidado com a saúde e medidas de prevenção e combate contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Cada um fazendo sua parte, em breve, poderemos voltar a nos encontrar para dançar e se divertir no São João do Maranhão.

Mesmo diante da pandemia, o governo do Maranhão não descartou a possibilidade de realização do São João ainda em 2020. Em entrevista ao G1 Maranhão, o secretário de Cultura, Anderson Lindoso, disse que os festejos ainda contam com orçamento, mas ressaltou que a realização ainda depende da queda no número de mortes e casos de Covid-19.

"Não descartamos o São João fora de época. Tudo depende da conjuntura. É uma expectativa. A prioridade agora é a saúde. Se não for possível, o orçamento pode ser usado para outras áreas culturais ou do governo. Bem triste o cancelamento porque é uma festa tradicional e vai muito além do arraial. Tem toda uma história. Vamos fazer concursos e documentários para movimentar esse período, sem deixar a possibilidade de fazer o São João fora de época", afirmou o secretário.

Leia outras notícias em PortalNamira.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.