Dica de jogo

Na Mira Games: gameplay de Free Fire durante a quarentena

O Imirante.com testou um dos jogos do estilo battle royale mais populares dos últimos tempos.

Andre Nadler / Imirante.com

Atualizada em 20/06/2023 às 11h51
O mobile foi eleito o melhor jogo pela Google Play em 2018, por meio do voto popular.
O mobile foi eleito o melhor jogo pela Google Play em 2018, por meio do voto popular. (Foto: divulgação)

 

SÃO LUÍS - O game Garena Free Fire, jogo mobile de tiro no estilo Battle Royale, é um dos aplicativos de Android e iOS mais baixados no mundo e uma das melhores opções de entretenimento virtual para quem está buscando se divertir usando o smartphone. Em Free Fire você participa de partidas com até 50 jogadores dentro de uma batalha por sobrevivência.

Lançado em 2017, o Free Fire é gratuito e se tornou um verdadeiro fenômeno entre os usuários. O mobile foi eleito o melhor jogo pela Google Play em 2018, por meio do voto popular, superando nomes como como Pokémon GO e The Sims Mobile. O jogo tem nota 4,6 e mais de 14 milhões de avaliações dos usuários na Play Store. Free Fire Battlegrounds também movimenta bastante o mundo das competições, pois em solo brasileiro, a Copa do Brasil de Free Fire reuniu 4,320 jogadores divididos em 864 equipes.

O Imirante.com decidiu se arriscar entrando no mapa do jogando e fazendo uma gameplay para iniciantes no game. Abaixo deixamos algumas dicas valiosas para quem está começando a explorar o Free Fire neste período de isolamento social. Veja:

Apertando o Play

Bem, para quem é competitivo Free Fire Battlegrounds é uma excelente pedida. A primeira coisa que chamou a atenção foram as famosas "partidas rankeadas", ou seja você sobe de nível e aumenta suas pontuações no ranking do jogo conforme seu desempenho nas partidas. O fato de poder formar equipes e jogar com seus amigos online também é muito empolgante.

Free Fire é acessível demais. O game roda em praticamente qualquer celular e você nem precisa de uma internet de outro mundo para curtir o jogo. Para quem tem pressa e não gosta de partidas bem demoradas, ele também capricha porque cada round dura em média 15 a 20 minutos, no máximo. Os gráficos possuem texturas que não são tão bem finalizadas (repare nos paraquedas, paredes, etc...), mas isso possui uma boa justificativa: o battle royale é super leve e provavelmente não vai bugar o seu celular.

Se você é da época do clássico Counter Strike, temos a certeza que Free Fire vai te proporcionar uma boa experiência. A última vez que me empolguei com uma troca de tiros assim foi no antigo CS 1.6 e o jogo da Garena me colocou nessa energia eletrizante na hora da disputa direta contra os inimigos novamente, principalmente porque você consegue mirar muito bem e tem acesso ao dano que está dando no rival no FF. Só que não é tão tranquilo assim, é necessário que o jogador treine várias vezes (use o Modo Clássico para isso) até se acostumar com as armas e entender que elas se dividem em especialidades de curta, média e longa distância.

Vestido Para Matar

Outro aspecto do jogo que cativa é o fato de coletes, capacetes e outros acessórios possuírem níveis e preste atenção nisso, pois para sobreviver em Free Fire você necessita estar sempre bem equipado. Recursos como um mapa que te levará direto a um kit de itens e os conhecidos "drops" também te ajudarão a resistir até o final de cada partida.

É Tiro, Porrada e Bomba!

A coisa mais assustadora que aconteceu com o redator desta matéria durante os primeiros dias de jogatina foi a tal da zona de segurança (safe zone). No seu minimapa, fique sempre atento no círculo branco que delimita essa área. É fundamental que seu personagem esteja sempre dentro dela ou será eliminado pela radiação ou como dizem alguns jogadores, o "gás".

É importante, durante esta fase de deslocação, estar atento aos outros jogadores, posicionados propositadamente para pegar quem está se movendo pelo mapa.

Manual de Sobrevivência do Free Fire

Free Fire é um jogo com múltiplas possibilidades, mas consegui perceber ao longo dos testes que existem alguns aspectos que, se você tiver atenção desde o início, vai se dar bem logo na primeira experiência com o game. Separei um top três para ser analisado antes de apertar o play no jogo. Veja:

* É muito importante tentar evitar ficar exposto. Por isso, antes de se deslocar pelo mapa, analise o caminho que vai fazer e veja onde pode se abrigar. Quando atirar, tente atirar de locais protegidos e não em campo aberto. Não pense que é invencível;

* A filosofia de um game de sobrevivência é se manter vivo enquanto os outros se dão mal. Logo, você deve evitar entrar em combate desnecessariamente. Essa estratégia é conhecida como "camperar" ou fazer "camping" e apesar de não ser popular entre muitos jogadores é eficaz. No entanto, isso não fará você ganhar, mas poderá escolher melhor suas lutas e manter-se vivo;

* Após algumas partidas, você já terá uma melhor ideia das mecânicas de Free Fire. Acesse o menu dos controles e se necessário personalize sua mira e seus controles, mapeando diferentes zonas da tela. Experimente também alterar a sensibilidade. O importante é conseguir um controle intuitivo e que sirva para seu estilo de jogo;

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.