Celebração

Missa dos Santos Óleos será transmitida online nesta quinta-feira (2)

Missa será transmitida pelo perfil no Instagram da Arquidiocese de São Luís.

Divulgação / assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
Missanocorrerá sem a presença dos fieis.
Missanocorrerá sem a presença dos fieis. ( Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - A Arquidiocese Metropolitana de São Luís celebra na manhã da quinta-feira (2), na Catedral Metropolitana, a Missa dos Santos Óleos, também chamada de Missa da Unidade, por reunir o clero local em torno do seu bispo. Esta é uma das principais liturgias que introduz os cristãos ao Tríduo Pascal, ápice do calendário católico. A celebração será presidida pelo arcebispo metropolitano, dom José Belisário da Silva, concelebrada pelo bispo auxiliar, dom Esmeraldo Barreto, e vigários forâneos em representação do clero e das 56 paróquias que compõem à Arquidiocese.

Leia também:

Sobrevoo da imagem de Nossa Senhora leva esperança à população

Para que os fieis acompanhem de casa, a missa será transmitida pelo perfil no Instagram da Arquidiocese de São Luís e pela rádio Educadora.

O que celebramos

Conforme explica o missal romano esta é a missa que o “bispo concelebra com seu presbitério e onde são abençoados os santos óleos, seja como um sinal de comunhão dos presbíteros (padres) com seu bispo”. Após a homilia, “o bispo exorta os presbíteros a serem fiéis aos seus cargos e convida-os a renovarem publicamente as promessas sacerdotais”. O ato expressa comunhão eclesial de toda a Arquidiocese com seu pastor, seus padres e diáconos e o povo de Deus; todos imbuídos do sentimento pascal que se celebrará na Semana Santa.

Antecipação da data

A missa dos Santos Óleos, ou da Unidade, tradicionalmente é celebrada na manhã da Quinta-feira Santa, mas, com a permissão da Santa Sé, “pode-se antecipar a bênção, sempre, porém, nas proximidades da Páscoa e com missa própria”, como prescreve o missal romano. Em razão das grandes distâncias e dificuldade de acesso em algumas paróquias, principalmente na região continental - forania São Benedito, que compreende onze municípios, dez paróquias, a Arquidiocese de São Luís resolveu antecipar a celebração em uma semana. Deste modo, os padres podem participar da Missa do Santo Crisma e retornar em tempo para prepararem as celebrações próprias da Semana Santa em suas paróquias. Este é o quinto ano consecutivo em que a missa ocorre antes da Semana Santa. Ressalta-se que outras dioceses do Maranhão também procedem assim.

Cumprimento do decreto arquidiocesano

Em obediência ao disposto no decreto publicado em 20 de março, pelo arcebispo metropolitano de São Luís, dom José Belisário, assinado também pelo bispo auxiliar, dom Esmeraldo Barreto, e pelo chanceler, padre Raimundo Meireles Gomes, que normatiza as atividades pastorais e administrativas para todo o território arquidiocesano, válido a partir da segunda-feira 23 de março, com duração "enquanto perdurar o perigo de contaminação", como expresso no texto, a missa dos Santos Óleos foi mantida, porém, sem a presença de fiéis; para os padres, ficou confirmada apenas a presença do pároco da Sé e dos vigários forâneos.

Vigários forâneos

Forania é o termo canônico usado para nomear o agrupamento de paróquias de determinada região da Arquidiocese, feito com a finalidade de melhor desenvolver a pastoral nas paróquias daquela região a partir do colegiado dos padres e fiéis e da comunicação entre aquele clero e o episcopado local. O vigário forâneo é o moderador e o articulador eclesiático, escolhido entre os padres da forania para coordenar as interlocuções. São dez foranias na Arquidiocese, a saber, Forania Nossa Senhora da Vitória, Forania Anjo da Guarda, Forania São Luís Rei de França, Forania Nossa Senhora da Conceição, Forania São Judas Tadeu, Forania Nossa Senhora de Nazaré, Forania São Francisco e Santa Clara, Forania São Cristóvão, Forania São José de Ribamar e Forania São Benedito.

SERVIÇO:

O que: Missa dos Santos Óleos

Quando: 02 de abril de 2020 (quinta-feira). Início: às 09h

Onde: Igreja da Sé - Catedral Metropolitana

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.