Literatura

Cinco perfis ludovicenses no Instagram para pegar dicas de livros; veja!

O <b>Na Mira</b> listou cinco páginas que podem te ajudar a manter o hábito de ler.

Anne Cascaes/Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
As dicas de leitura também podem ser ótimas aliadas durante o período de quarentena!
As dicas de leitura também podem ser ótimas aliadas durante o período de quarentena! (Foto: reprodução)

SÃO LUÍS – Ler pode ser uma válvula de escape em momentos difíceis, um hábito tranquilo durante a rotina do dia a dia e uma atividade prazerosa com gêneros, estilos e narrativas diferentes.

São muitos os universos que podem ser compartilhados por meio dos livros. E isso, apesar de ser positivo, é também o que faz a escolha de uma próxima leitura se tornar um pouco demorada diante da imensa oferta literária disponível.

Por isso, o Na Mira listou cinco perfis no Instagram, administrados por maranhenses que incentivam o hábito de ler com indicações de diversos títulos e dicas que ajudam na hora da leitura.

Veja:

1 - Na Sua Estante

20.02.20 — 𝙙𝙞𝙘𝙖 𝙙𝙚 𝙡𝙚𝙞𝙩𝙪𝙧𝙖 | 2 livros e 1 conto pra ler no Carnaval ✨⁣⁣ ⁣⁣ OI!⁣⁣ o post se hoje vai especialmente pros integrantes do bloquinho “unidos-do-eu-só-ligo-pro-feriado-mesmo” — composto, basicamente, por todo mundo que só tira como vantagem dessa época do ano os dias de folga pra ler e maratonar série em casa ✌🏻⁣⁣ —⁣⁣ Pra te ajudar a montar a listinha de coisas pra fazer, separei 2 LIVROS e 1 CONTO que você, COM CERTEZA, vai conseguir devorar nos próximos dias!⁣⁣ ⁣⁣ 🎊 1. ORGULHO • Ibi Zoboi | essa é uma releitura de Orgulho e Preconceito bem atual e gostosinha de ler. Além de contar com uma edição linda, é um livro de apenas 270 páginas e, sinceramente, dá pra ler em um dia! Pra quem gosta de um romance YA com varias referencias clássicas, é a escolha perfeita;⁣⁣ ⁣⁣ 🎊 2. ESCRITO EM ALGUM LUGAR • Vítor Martins | esse autor é a minha eterna indicação pra todo mundo que quer ler algo quentinho no coração. Mas, pra essa lista, escolhi Escrito em Algum Lugar, por ser um romance super rapidinho de ler e que, com certeza, vai te deixar com um sorriso abestado na cara. Afinal de contas, como não amar um romance que começa em uma fila de show de comeback de boyband???⁣⁣ ⁣⁣ 🎊 3. O RESTO DA HISTÓRIA • Sarah Dessen | quem viu meus stories sabe que eu me apaixonei por esse livro! Sarah Dessen é muito famosa pelos seus Young Adults, e O Resto da História é perfeito pra quem quer viajar sem sair de casa nesse feriado. É um livro que fala sobre família, amizade e, óbvio, amor. Tudo isso em um cenário de verão que te faz querer pular pra dentro das páginas de shortinho e chinelo. ⁣⁣ —⁣⁣ E foi isso 🥰⁣ ⁣⁣ Confesso que a foto foi meio improvisada, meio corrida, mas eu não queria deixar de soltar esse post.⁣⁣ ⁣⁣ Um beijo, ⁣⁣ Ana.

Uma publicação compartilhada por 𝙰𝚗𝚊 𝙰𝚍𝚕𝚎𝚛 | bookstagram (@_nasuaestante) em

2 - Cactos Literários

"The girl they left behind"* é um daqueles livros emocionantes que nos transportam para uma realidade distante e nos fazem encarar coisas horríveis que aconteceram há muito tempo, mas que deixaram marcas horríveis em países e pessoas. Aqui conhecemos Natália, que é abandonada pelo seus país durante a Segunda Guerra Mundial, quando na Romênia milhares de judeus foram massacrados. Esperançosos que ela teria uma chance sem eles, ela é abandona e adotada por um casal que faz de tudo para que ela seja feliz. ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ Entretanto, apesar de todo amor que Natalia encontrou com essa nova família, o pesadelo não acaba junto com a Segunda Guerra, pois o país é invadido pela Rússia e vira um território controlado pela União Soviética. Com isso, a família de Natália sente na pele as consequências de um regime socialista que não tinha pena de ninguém. Dentre todas essas dificuldades e sofrimentos, o livro nos encanta com uma história que mostra o que o amor genuíno é capaz. 🌵 5/5 ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ * Infelizmente, ele ainda não foi publicado no Brasil e, por isso, não tem tradução. Caso queira ler em inglês, é necessário ter um conhecimento médio para avançado de compreensão da lingua.

Uma publicação compartilhada por CACTOS por Bárbara Hellen (@cactosliterarios) em

3 - Textos de Capa

📝 QUAL é o problema das mulheres? / #JackyFleming @lepmeditores #textosdeimpressões 5 👏 . . 📖 "Nos velhos tempos, não havia mulheres. É por isso que você não ouviu falar delas nas aulas de História da escola. Só haviam homens, e muitos deles eram gênios." . . QUE PUTA LIVRO! . Neste cartum, estreia da ilustradora #JackyFleming, nos deparamos com o histórico da mulher e seu "apagamento" social, vez que no meio de tantos homens "gênios", mundialmente (re)conhecidos, mal haviam mulheres de destaque. O livro é como uma reparação histórica. . Mas a melhor coisa sobre como preencher essa lacuna do tempo é como Jacky nos conta e demonstra a história. Ela se utiliza de pensamentos de "consagrados" homens, como Darwin, Schopenhauer, Picasso, e outros, para retratar o ideal feminino passado ao longo dos séculos. . Fala-se sobre como a mulher desde sempre foi encarada como menor, irrelevante e incapaz, sempre direcionada à esfera doméstica e de suporte ao homem, e por isso sempre ridicularizada. Sair desta bolha era renegar-se como mulher e se aproximar de uma identidade masculina, porque "só homens tinham capacidade, expertise e uma biologia a favor da inteligência" 🙄 . O uso (e abuso) da ironia, junto ao discurso depreciativo patriarcal, faz desta construção de contexto uma verdadeira obra de arte. É deboche atrás de deboche, é porrada atrás de porrada! Crítica forte e ácida mesmo! . É um livro pra chocar, mas, ao mesmo tempo, ensinar. Eu diria que é um ícone de introdução ao feminismo e à desigualdade de gênero. Não tem como não reagir a ele. Mexe com você. E por isso é perfeito para abrir uma profunda conversa sobre a participação da mulher na sociedade. . DEVERIA ser distribuído e TODA mulher DEVERIA ter acesso. . Sendo uma série de cartuns, é uma leitura rápida, instigante, quase alucinante. Ao final, Jacky ainda fala mais sobre as mulheres citadas (e silenciadas pela história), muitas das quais que nunca ouvimos falar. . E ainda temos muitas mulheres para retirar do descarte social - ou, como diz Fleming, "da lixeira da história". . . 📖 "Este é o problema das mulheres: sempre levam as coisas longe demais." . .

Uma publicação compartilhada por kleris ribeiro & livros (@textosdecapa) em

4 - Querida Estante

<<#resenhasqe>> “O passado pode machucar. Mas você pode fugir dele ou aprender com ele.” 🦁🍃❤️. ••• Mufasa e Sarabi, assim como todos os animais — exceto um — da savana africana, comemoram a chegada do novo e futuro Rei, o leaozinho Simba. Infelizmente, essa notícia não agrada a Scar, um leão arrogante, ambicioso e muito maquiavélico... Além disso tudo, ele ainda é irmão do Rei e sonha em um dia possuir a coroa. Simba torna-se um leozinho muito esperto, e junto com sua amiga Nala, vive se metendo em encrenca, apesar das danações, o que Simba quer mesmo é provar a seu pai que é tão forte e corajoso quando ele. Aproveitando-se da inocência de seu sobrinho, Scar não medirá esforços para realizar seus desejos, mesmo que isso envolva “se livrar” de quem for necessário para que isso ocorra. ••• Esse livro é puuuuuuura nostalgia... É muito complicado fazer um resumo de uma história que todos conhecem e gostam, maaaas tentei, hahaha. A história desse livro é exatamente a mesma do filme, tem algumas poucas alterações e a única coisa que eu senti muita falta foi da letra das músicas, que SÓ AMO e sei todas. Se você, assim como eu, é fã dos clássicos da Disney, inclusive de O Rei Leao, você precisa ter esse livro... Essa sem dúvidas foi uma história que marcou minha infância e acredito que a de muita gente também! ❤️👏🏼. #Disney #OReiLeao #ClassicosdaDisney #LivroOReiLeão #Simba #Mufasa #ElizabethRudnick #UniversodosLivros #Livros #Books #amolivros #lovebooks #leitura #fotodelivro #fotosdelivros #amoler #queridaestante

Uma publicação compartilhada por Karina Costa (@queridaestante_) em

5 - Biblioteca Subterrânea

QUE SAUDADE QUE EU TAVA DA SELEÇÃO! Já leram? Coloca nos comentários! 😍 ⠀ ⠀ Li a primeira vez há muitooo tempo mesmo! Minha visão também mudou muito sobre os personagens, principalmente Maxon e Aspen. Antes achava qualquer coisa que eles faziam fofa. Nessa releitura, a minha visão já foi totalmente diferente e fiquei feliz por ter mudado de opinião (espero que quem ama eles dois não se irrite comigo hahahah). ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ Em relação a América, continuo amando do mesmo jeito mas odiando a sua indecisão! A gente se depara já na metade do livro com a sua eterna confusão de escolha. A maratona tá perfeita e hoje já vamos começar os 5 primeiros capítulos de A Elite. Já sei que vai ser tão incrível quanto! 👑 #aseleção #aelite #kieracass

Uma publicação compartilhada por Cris Fernandes (@bibliotecasubterranea) em

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.